Lugar místico de peregrinação para muitos que aqui encontram luz e paz, Fátima é local de história, fé e espiritualidade. Localizado no Centro de Portugal, no concelho de Ourém, é local de oração de milhares de pessoas oriundas de todo o mundo. O Papa Francisco afirmou ter o coração o Santuário de Fátima, “Altar do Mundo”, e João Paulo II viu a salvação da vida naquele lugar.

De maio a outubro, nos dias 13 de cada mês e durante todo o ano, os peregrinos percorrem os caminhos de Fátima para estarem mais perto do local onde Jacinta, Francisco e Lúcia, os três pastorinhos, afirmaram ter visto a Virgem Maria, sobretudo no mês de maio, quando acontecem as grandes celebrações.

Santuário de Fátima
Santuário de Fátima www.plate.pt

13 de maio de 1917 é a data que assinala a primeira aparição no lugar da Cova da Iria. Sobre uma azinheira surgiu uma luz, envolvendo uma senhora que pediu aos três pastorinhos para rezarem e convidou a voltarem nos meses seguintes. Para assinalar o local das aparições construiu-se um arco de madeira com uma cruz. No entanto, a azinheira foi desaparecendo aos poucos, levada por peregrinos. A 6 de agosto de 1918, com as esmolas dos fiéis, iniciou-se a construção de uma pequena capela em homenagem a Nossa Senhora, o primeiro edifício do atual recinto de oração. Hoje, o Santuário comporta um amplo recinto ao ar livre com a área de 86.400 m2 com capacidade para cerca de 300 mil pessoas. O centro da atividade do Santuário é, para além da Capelinha das Aparições, a Basílica do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, totalmente construída com pedra da região, com 15 altares comemorativos dos 15 Mistérios do Rosário em mármore de Estremoz. Na capela lateral esquerda repousam os restos mortais de Jacinta e da Lúcia, e na capela lateral direita os de Francisco. O projeto é da autoria do arquiteto holandês Gerard Van Krieken. Ainda no recinto do Santuário pode ver a Azinheira Grande debaixo da qual os Pastorinhos e os primeiros peregrinos esperaram e rezaram o terço antes de chegar Nossa Senhora, a Basílica da Santíssima Trindade, o monumento ao Sagrado Coração de Jesus, que se ergue no centro da praça, a Cruz Alta no topo sul do recinto, o monumento ao Papa Pio XII e o monumento a D. José Alves Correia da Silva, primeiro Bispo da Diocese de Leiria.

Santuário de Fátima
Santuário de Fátima www.plate.pt

Ao Encontro da Esperança
As celebrações do 13 de maio começam na realidade no dia 12 à noite com um momento de grande carga espiritual e beleza cénica, a habitual Procissão das Velas e Celebração no Altar do Recinto de Oração, pelas 21h30. Mas o Santuário tem uma dinâmica de iniciativas a decorrer ao longo do ano. Decorre a festa do 27.º Jubileu ordinário da Igreja, que se estende até dia 6 de janeiro de 2026, sob o tema “Ao Encontro da Esperança”. Reflete-se no espaço exterior do Santuário, com a instalação de uma Catequese Mural, nos painéis das alamedas do Recinto de Oração e no itinerário do peregrino, tanto no Santuário como em Aljustrel e Valinhos, que é enriquecido com conteúdos de caráter jubilar. As principais peregrinações anuais a Fátima são realizadas com propostas para a vivência do Jubileu, alinhadas com a programação oficial em Roma.

Santuário de Fátima
Santuário de Fátima Expresso

Fica o convite para visitar a exposição permanente “Fátima Luz e Paz”, a Casa dos Pastorinhos e Museu Etnográfico, em Aljustrel, pequena aldeia a cerca de dois quilómetros onde nasceram os pastorinhos. Próximo de Aljustrel, numa colina onde prevalece o cultivo das oliveiras, ergue-se a Loca do Cabeço, minúsculo aglomerado de rochas onde, uma vez na Primavera e outra no Outono de 1916, o Anjo apareceu aos três pastorinhos. Entre Aljustrel e a Loca do Cabeço, num pequeno vale chamado Valinhos, encontra o local onde a Virgem mais uma vez surgiu aos pastorinhos, o Monumento a Nossa Senhora nos Valinhos, e ainda a Via Sacra e o Calvário Húngaro. Conheça os Museus de Cera, da Vida de Cristo, de Arte Sacra e de Etnologia, o Museu Interativo “O Milagre de Fátima” e o de Fátima 1917/Aparições, assim como o Núcleo Museológico da Fundação Francisco e Jacinta Marto – Casa das Candeias além do Museu do Azeite.

Siga viagem no simpático Comboio de Fátima. O circuito começa na rodoviária e tem paragem no Santuário, início da Via Sacra (caminho que os pastorinhos costumavam fazer até o Calvário Húngaro), Vila de Aljustrel, Valinhos e a Igreja Paroquial de Fátima. O bilhete ainda inclui o trecho até à Gruta das Moedas, mas fique atento porque existem apenas dois horários de ida e regresso por dia. A Gruta das Moedas (São Mamede. Tel.244703838) é um património natural repleto de formações calcárias que disponibiliza visitas guiadas pelas galerias, batizadas de acordo com as imagens que sugerem: Lago da Felicidade, Sala do Presépio, Pastor, Cascata, Cúpula Vermelha, Marítima, Capela Imperfeita, Abóbada Vermelha e Fonte das Lágrimas. Como alternativa, existe a possibilidade de visita autónoma, auxiliada por audioguia. No Centro de Interpretação Científico-ambiental fica a saber como se forma uma gruta e como interage com a biodiversidade local, entender qual a importância do calcário região e como influencia o modo de vida das pessoas. Pode ainda admirar a exposição de minerais e fósseis de Portugal e de outros países.

Santuário de Fátima
Santuário de Fátima www.plate.pt

Lugares de espiritualidade e cultura
O Centro de Portugal é rico em lugares de espiritualidade e cultura. As peregrinações ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima são muitas vezes ponto de partida para descobrir património histórico-religioso edificado espalhado por toda a região. Basílicas, capelas, catedrais, conventos, ermidas, igrejas, mosteiros, museus de arte sacra e sinagogas fazem parte deste espólio.

Em Viseu visita a Catedral gótica de Viseu e, em Aveiro, a Capela de São Gonçalinho. Já em Óbidos descobre a Igreja de Santa Maria do Castelo. Destaque para a Igreja de Santa Cruz e o Panteão Nacional, a Sé Velha e o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, exemplos a visitar em Coimbra. Passe pelo Santuário do Senhor Jesus dos Milagres, em Leiria. Tire partido do edificado mas também da panorâmica no Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, situado num promontório sobranceiro ao mar. Na Serra da Estrela, admire a mais alta escultura em pedra alusiva à Virgem Maria, guia e protetora dos pastores, a Ermida Nossa Senhora da Boa Estrela. Não pode perder a monumental Sé da Guarda, nem os mosteiros e conventos classificados Património Mundial da Humanidade: o Mosteiro de Alcobaça e o Mosteiro da Batalha, bem como, o Convento de Cristo (antiga sede dos Templários), em Tomar, e o raro exemplar dos templos judaicos medievais e da arte pré-renascentista portuguesa, a Sinagoga de Tomar, a única, dessa época, integralmente conservada existente em Portugal.

Santuário de Fátima
Santuário de Fátima Expresso

Grutas “mágicas” dinossauros e natureza

A localização de Fátima, no concelho de Ourém, região do Médio Tejo, proporciona verões quentes secos e invernos de temperaturas amenas. A cidade está aproximadamente a 300 metros acima do nível do mar, em pleno maciço calcário estremenho. As formações das Serras de Aire e Candeeiros conferem-lhe uma paisagem árida onde a vegetação é feita de azinheira, carvalho português, medronheiro, sanguinho, figueira e oliveira, resistem às condições adversas que o clima e território apresentam. Parte integrante do conjunto montanhoso Montejunto – Serra da Estrela, o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros tem muito por explorar, entre grutas "mágicas”, o majestoso relevo cársico, pegadas de dinossauros, lagos e nascentes, anfiteatros naturais e trilhos pedestres. Destaque para o Monumento Natural das Pegadas de Dinossauros de Ourém (tel. 249530160) muito apreciado pelas crianças. Fátima ou de Ourém podem ser pontos de partida para desfrutar de passeios pelas margens do Tejo e do Zêzere, contactar com as povoações ribeirinhas de Vila Nova da Barquinha, Tancos e Constância e ir a banhos na praia fluvial de Mação e do Penedo Furado. Há muita história nos Castelos de Almourol e de Torres Novas, assim como património ferroviário, no Entroncamento, como o Museu Nacional Ferroviário, além do legado Templário em Tomar. Perca-se na natureza pelos trilhos de Ferreira do Zêzere e Sardoal, refresque-se nas cascatas de Vila de Rei e olhe a paisagem a partir da fortaleza de Abrantes e o Centro Geodésico de Portugal.

Logo TCP
Logo TCP Expresso

Centro de Portugal... um destino e tanto é uma parceria Boa Cama Boa Mesa com o apoio do Turismo Centro de Portugal, que ao longo do ano dá a conhecer eventos, iniciativas e experiências de âmbito turístico e de lazer.

Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Expresso (ver código de conduta), sem interferência externa.