Está a ser um bom ano para Portugal, no que à gastronomia diz respeito. Nos quatro prémios atribuídos pelos World Culinary Awards, Lisboa é eleita como Melhor Destino Culinário da Europa, e o Porto como Melhor Cidade Gastronómica Emergente. O Vila Joya, no Algarve, liderado por Dieter Koshina, Garfo de Platina no Guia Boa Cama Boa Mesa em 2024, e com duas estrelas Michelin, é considerado o Melhor Restaurante de Fine Dining de Hotel da Europa. Já o Belcanto, de José Avilez, em Lisboa, também Garfo de Platina e com duas estrelas Michelin, arrecada o Galardão de Melhor Restaurante de Portugal. A cerimónia onde foram conhecidas as distinções decorreu no dia 2 de outubro, no Dubai.

Lisboa
Lisboa Francis Amiand

Os World Culinary Awards são um evento “irmão” dos World Travel Awards, que celebram este ano a quinta edição. Assumem como objetivo promover a cultura culinária global e incentivar o turismo gastronómico. Destacam as melhores práticas e inovações no setor e abrangem várias categorias, incluindo restaurantes, chefs, hotéis e outros estabelecimentos relacionados com a culinária. O vencedor do prémio Melhor Destino Culinário da Europa é escolhido pelo público, mediante votação pública. A capital portuguesa ficou à frente de cidades como Barcelona, Copenhaga, Florença, Londres, Paris e Viena, também a concurso.

Diego Delso

Os restantes galardões dos World Culinary Awards são escolhidos por um júri especializado, que distinguiu o Vila Joya, no Algarve, como Melhor Restaurante de Fine Dining de Hotel da Europa. Estavam nomeados os restaurantes Feitoria do Altis Belém Hotel &Spa, o Armada Restaurant do Royal Savoy, ainda o Gusto by Heinz Beck, no Conrad Algarve, o The Ocean no Vila Vita Parc Resort & Spa e o Varanda Restaurant do Four Seasons Hotel Ritz Lisboa.

Vila Joya
Vila Joya Vasco Célio

José Avilez soma mais um prémio nesta edição dos World Culinary Awards. Vence o troféu de Melhor Restaurante de Portugal. O Alma de Henrique Sá Pessoa, a Casa de Chá da Boa Nova de Rui Paula, e Epur de Vincent Farges, e ainda o Grenache Restaurante, o RIB Beef & Wine do Pestana Vintage Porto entraram na corrida, bem como o Basque, em Lisboa, que encerrou a 1 de janeiro de 2024.

Belcanto
Belcanto Grupo José Avillez

Os World Culinary Awards atribuíram prémios mundialmente, destacando-se o prémio entregue ao restaurante Sublimotion Ibiza, considerado o restaurante mais caro do mundo, cada refeição custa em média €1900, e é considerado como a Melhor Experiência de Fine Dining do Mundo. Paco Roncero é o chef deste restaurante na ilha espanhola, tem duas estrelas Michelin e na equipa conta com um diretor criativo, um ilusionista, um músico e um DJ, entre vários chefs de cozinha. Serve apenas 12 clientes por refeição.

O Dubai, país anfitrião, manteve o título de “Melhor Destino Gastronómico do Mundo”, além de ser considerado o “Melhor Destino Culinário do Médio Oriente”.

No topo do Lebua Hotel de Bangkok, o MezzaLuna, localizado no 65º andar, foi considerado o “Melhor Restaurante do Mundo”, pela mistura requintada de ingredientes japoneses premium com técnicas culinárias francesas clássicas.

O restaurante Alléno Paris, localizado na capital francesa, foi destacado como o “Melhor Restaurante da Europa”, enquanto a Itália garantiu o título de ‘Melhor Destino Culinário da Europa’.

Sublimotion Ibiza
Sublimotion Ibiza Expresso

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram