A edição 43 do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, o maior e mais emblemático festival gastronómico do país, terá lugar de 17 a 27 de outubro, na Casa do Campino, em Santarém. Este ano o mote é “Tradição com Sabor a Futuro”, e convida o público a descobrir Santarém enquanto prova Portugal, celebrando a diversidade da gastronomia nacional, onde tradição e inovação se encontram à mesa.
“Apesar de ser o mais antigo festival de gastronomia, é aquele que está a ter a maior capacidade de se modernizar”, considera João Teixeira Leite, Presidente da Câmara de Santarém, ao Boa Cama Boa Mesa. Assim o comprova, recorda, o “crescente número de público que todos os anos se desloca a Santarém”. O autarca reforça ainda que “o facto de Rodrigo Castelo ter conquistado o troféu de Chef do Ano do Guia Boa Cama Boa Mesa, bem como o Garfo de Ouro, a Estrela Michelin e a Estrela Verde, trouxeram notoriedade à região, que começa a tornar-se destino gastronómico”.
“Cresci com o festival, e, por isso, é uma coisa que é de uma dimensão maior que todos nós”, confirma Rodrigo Castelo, embaixador da edição 43 do festival gastronómico. “Santarém já me ajudou tanto”, reconhece, e por isso "eu também quero ajudar o festival”. Como convidados, o chef do restaurante Ó Balcão leva este ano a Santarém Louis Anjos, do restaurante Al Sud, de Lagos, Garfo de Prata no Guia Boa Cama Boa Mesa 2024, Lídia Brás, do restaurante Stramuntana, e ainda Hugo Araújo, chef do Solar dos Presuntos, distinguido com Garfo de Ouro no Guia Boa Cama Boa Mesa.
Todo o espaço onde decorre o Festival Nacional de Gastronomia de Santarém foi remodelado, sendo o Salão Nobre, no primeiro piso, inteiramente dedicado aos vinhos de todas as regiões do país, e dinamizado pela Associação dos Municípios Portugueses do Vinhos. No espaço entre as Cavalariças, passará a estar a área dedicada aos fumeiros, onde os produtos tradicionais defumados da gastronomia portuguesa estarão em exposição. Na tradicional zona de restauração, esta edição conta com 12 restaurantes representando diversas regiões do país, como o Académico (Bragança), Do Dia p’ra Noite (Santa Cruz – Madeira), O Lampião (Évora), Aleluia (Nazaré), O Costa (Vila Real), Tentações da Montanha (Boticas), Torres (Vila Verde), Temudus (Coimbra), José do Rego (Açores), Casa Caetano (Arouca), Carnalentejana (Lisboa) e o Mosteiro do Leitão (Batalha).
O Festival Nacional de Gastronomia de Santarém decorre de 17 a 27 de outubro, funcionando diariamente das 12h00 às 24h00, com a zona lounge aberta até às 2h00 às sextas e sábados. No dia de encerramento, 27 de outubro, o evento estará disponível das 12h00 às 19h00. O preço da entrada é de €2,50, sendo o acesso gratuito durante os dias de semana, até às 18h00.