Conhecer Odemira significa mergulhar no rio Mira, percorrer a zona costeira, aventurar-se em múltiplas atividades náuticas e ainda descobrir costumes antigos. No Centro de Valorização da Viola Campaniça (tel. 969415729), situado na Aldeia de São Martinho das Amoreiras, salvaguardam-se o instrumento, os cantares de improviso do Alentejo e a poesia popular. Estas tradições motivam a conhecer esta e outras aldeias de Odemira como Colos, Luzianes-Gare ou Sabóia, animadas por estes dias pelos sons da viola campaniça, acordeões, grupos de cantares e poetas do concelho que participam no Roteiro “Sonoridades & Sabores”. Mas Odemira tem programação cultural rica e variada ao longo de todo o ano, e dispõe de uma nova Olaria Municipal, do espaço CACO (tel. 925835915), onde encontra exposições, pode frequentar workshops e apreciar o trabalho de muitos dos artesãos do concelho. Na Biblioteca Municipal, que conta com localização privilegiada, dotada do miradouro Cerro do Peguinho, também encontra um espaço expositivo. A partir do Moinho de Vento de Odemira, situado no Cerro dos Moinhos Juntos, tem-se perspetiva abrangente sobre a vila. Visite-o e converse com o moleiro, José Guilherme.
Percorra as ruas do centro histórico, compostas de casario caiado de branco e suba até à estátua dedicada ao Cante Alentejano, outro miradouro sobre Odemira. Aproveite a renovada zona ribeirinha para tornear a pé, de canoa ou de barco.
Culmine com a prova das especialidades gastronómicas alentejanas, entre as quais as doces Alcôncoras e experimente uma proposta exótica neste Alentejo, os chocolates Beatriz (tel. 283327205), que encontra na fábrica e loja com esplanada altaneira sobre o rio Mira.
Navegar no Mira e surfar no oceano
O Mira, rio que atravessa todo o concelho de Odemira, pode ser um ponto de partida e chegada para quem deseja conhecer o território. Em Vila Nova de Milfontes, suba a bordo do Maresia do Mira (tel. 964200944) para um passeio guiado pela bióloga Larissa Ohl, da Hike in Alentejo (tel. 961298880) em que fica a conhecer as espécies que habitam este rio e percebe a dinâmica dos sapais e das espécies abrigadas na vegetação bordeira. Do lado de Vila Nova de Milfontes, encontra as praias urbanas, da Franquia, onde é possível deslizar de SUP ou de canoa com a SW SUP (tel. 963551232) e com a BeSurf (tel. 966700008), e a praia do Farol, procurada para a prática de canoagem. Atravessa de barco e chega às Furnas (Mar e Rio), uma praia em que tem disponível o e-foil, uma espécie de “prancha voadora”, para experimentar com a Time 2 Wing (tel. 969762966).
Nas praias do Malhão, Sul e Norte, e na praia do Almograve, o mar convida à prática de bodyboard e surf. O mesmo se passa na praia do Carvalhal, protegida por duas arribas elevadas em que, junto ao bar Cabana Beach Nature, encontra a Carvalhal Surf School (tel. 961112940). Esta praia é ponto de encontro de surfistas e famílias, assim como acontece com as restantes, e adequa-se tanto a quem tem opções, que podem ser classificadas como um pouco mais “radicais”, como para quem tem crianças que encontram nas pequenas “piscinas” formadas no areal ao longo do dia, ótimos locais para chapinhar.
Seguir um dos melhores trilhos costeiros do mundo
O outono e a primavera são as épocas em que as caminhadas são mais aconselhadas devido às temperaturas mais amenas. Escolha uma das 13 etapas do Trilho dos Pescadores que percorre 226,5 km ao longo do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Está integrado na Rota Vicentina, que se estende de Sines a Lagos, e é considerado “um dos melhores percursos costeiros do mundo”. Sempre junto ao mar, o Trilho dos Pescadores percorre os caminhos usados pelos habitantes locais para acesso às praias e pesqueiros, e é tido como um dos mais panorâmicos da costa alentejana. Para um percurso mais curto, parta da “Princesa do Alentejo”, em Vila Nova de Milfontes, e siga até ao Almograve. Depois de atravessar o Mira de ferry-boat, na praia das Furnas sobe para a parte superior das arribas. A paisagem faz-se de dunas, zonas florestais, rurais e campos agrícolas. São cerca de 7 km até chegar a um cruzamento de trilhos, onde o Trilho dos Pescadores se une a um dos trilhos circulares de pequena rota. Seguindo junto ao mar, chega ao ponto alto do trilho, a praia do Brejo Largo. O acesso à praia é feito através de uma corda na arriba que tem escavada algumas escadas. Continua até à praia da Foz dos Ouriços, o trilho circular volta a separar-se do Trilho dos Pescadores, mas ambos culminam no Almograve.
Observar ninhos sobre o mar
No Cabo Sardão encontra uma panorâmica sobre o mar e os rochedos escarpados. É local famoso por um fenómeno único no mundo, a nidificação de cegonhas brancas sobre as águas do Atlântico. Deixe-se ficar a sentir a frescura das águas marítimas e observar o comportamento destas aves, habitantes das falésias deste miradouro. Um deck em madeira disponibiliza bancos para aproveitar o miradouro e o pôr do sol. Fica a escassos metros de uma praia habilmente esculpida pela natureza, a praia de Alteirinhos. Para alcançar o areal tem de descer uma escadaria. Muito tranquila, é a praia que permite a prática de naturismo.
Pesca e passeios na barragem de Santa Clara-a-Velha
Um grande lago rodeado de vegetação surpreende quem faz este passeio até à Barragem de Santa Clara. Foi concebida para beneficiar cerca de 12.000 hectares de terreno, embora sirva também o consumo público. Mandada construir pelo Estado Novo, a albufeira é uma das maiores da Europa. Tome um banho refrescante na praia fluvial da Barragem, passeie de barco, admire a vegetação ribeirinha diversa, deslize de canoa e dedique-se à pesca do achigã, espécie abundante nestas águas, com a Bass Catch (tel. 963553829). Esta é uma praia dotada de Bandeira Azul, e distinguida com Qualidade de Ouro e Zero Poluição. Conheça a aldeia que dá nome à barragem. Admire a fonte do Azinhal, datada de 1892, um ótimo local para piqueniques e com água de excelente qualidade. Prove o mel e conheça a aguardente Clara Medronho (tel. 912581175).
Minas, cortiça e orquídeas selvagens
Aldeia rica em recursos, tanto mineiros, na serra de São Domingos, como relacionados com a extração da cortiça ou o comércio a partir do porto fluvial da Casa Branca, São Luís chegou a fornecer Vila Nova de Milfontes de produtos agrícolas. A partir desta localidade conheça a serra de São Domingos e complete aquele que é um passeio pelo ponto mais interior da Rota Vicentina, assim como o ponto mais alto, o sítio do Moinho da Serra. Em São Martinho das Amoreiras, terra famosa pelo pão cozido a lenha de esteva, tido como um dos melhores do Alentejo, prove as doces Alcôncoras de Amoreiras. A 7 km a sudoeste da aldeia, uma estação arqueológica, a Necrópole do Pardieiro, revela onze túmulos de uma comunidade que ali habitou há mais de 2500 anos. As inscrições das lajes correspondem à primeira forma de escrita alfabética na Península Ibérica. Em São Teotónio, no outono, há medronhos para apanhar, além de outras espécies que surgem ao longo do ano, como o rosmaninho, as perpétuas-das-areias, urzes, tojos e orquídeas selvagens. Algumas destas plantas são usadas popularmente para curar maleitas.
Um roteiro para ouvir e saborear
“Sonoridades & Sabores”, o roteiro pela tradição musical e gastronómica do concelho de Odemira, está de regresso com seis momentos agendados entre os meses de outubro e dezembro de 2024. À semelhança de edições anteriores, petiscos e pratos tradicionais da região são acompanhados pelo cante ao baldão, viola campaniça, acordeonistas e música tradicional. A 26 de outubro o encontro acontece no Café Poço Novo (tel. 925869000), em São Martinho das Amoreiras, e a 9 de novembro no Centro Social de Luzianes-Gare (tel. 283933149). No dia 23 de novembro, o programa decorre em Sabóia, na sede do Sabóia Atlético Clube (tel. 283881377), e, a 7 de dezembro, no Pavilhão da Junta de Freguesia de Santa Clara-a-Velha (tel. 283882265). O último momento tem lugar no Restaurante Eira da Lagoa (tel.283 635 432), em Colos, a 21 de dezembro. A partir das 16h00, ouvem-se os cantadores ao baldão acompanhados pela viola campaniça e, pelas 18h00, os poetas populares da região. Às 19h00 está garantida a música tradicional, com acordeonistas amadores da região (9 de novembro e 21 de dezembro), e a atuação do grupo Gentes do Alto Mira (23 de novembro e 7 de dezembro). A iniciativa “Sonoridades & Sabores” tem como intuito dar a conhecer e dinamizar as aldeias do concelho, onde as tradições permanecem vivas e ganham novo fôlego.
O mar vem à mesa, entre peixes e marisco da costa alentejana
O Porto das Barcas (tel. 283997160) e Tasca do Celso (tel. 283996753) são os dois restaurantes selecionados pelo Guia Boa Cama Boa Mesa de 2024 e distinguidos com o Selo de Qualidade Recheio, ambos localizados Vila Nova de Milfontes. São duas moradas em que se privilegia o peixe fresco da costa alentejana, em pratos confecionados ao momento. No caso da Tasca do Celso pode ver a cozinha a laborar e aproveitar a zona da garrafeira para ficar à lareira a degustar um vinho. Não perca as saladinhas de ovas e de polvo, as “Lulinhas fritas”, as ameijoas, a raia e os filetes de peixe galo, o peixe da carta depende do dia. Já no Porto das Barcas, o terraço exterior é o lugar mais cobiçado para saborear o “Arroz de robalo com amêijoas” e a “Açorda de carabineiro”. Referência ainda na região para os restaurantes A Barca Tranquitanas (tel. 283961186) e Marisqueira Costa Alentejana (tel. 283961508).
Ficar junto ao Mira, a dois passos das praias e da Rota Vicentina
Entre os alojamentos selecionados pelo Guia Boa Cama Boa Mesa de 2024 e distinguidos com Selo de Qualidade Recheio estão a Herdade do Amarelo (tel. 930520706), uma propriedade que permite pernoitar em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano, com panorâmica sobre a serra, e tomar banho de jacuzzi no terraço ao ar livre. A Herdade do Touril (tel. 937811627) tem localização privilegiada na Rota Vicentina para quem deseja usufruir de caminhadas e passeios de bicicleta e das praias da Zambujeira. Faz ainda parte desta seleção o Monte da Corça Nova (tel. 912422243), instalado numa propriedade com 30 hectares, entre oliveiras e sobreiros, com o rio situado apenas a 100 metros do alojamento e que convida à pescaria. Na Herdade do Freixial (tel. 963697680), o rio Mira faz parte da panorâmica na piscina e ao pequeno-almoço. Lugar de bem-estar, em que as sessões de ioga e meditação personalizadas ganham protagonismo entre as atividades do alojamento, o Paraíso Escondido (tel. 912470206), faz parte das escolhas do Guia Boa Cama Boa Mesa, em São Teotónio, Odemira. Também em São Teotónio, o turismo rural, Teima (tel. 961622239) está pronto a receber hóspedes depois das obras de reconstrução devido aos incêndios, com mais capacidade de alojamento sempre em comunhão com a natureza e com os animais.
Roteiro de fim de semana é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa, com o apoio do Recheio, que semanalmente, ao longo do ano de 2024 vai dar a conhecer os principais eventos gastronómicos, entre festivais, feiras e mostras, que promovem regiões, restaurantes e produtos locais.
Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Expresso (ver código de conduta), sem interferência externa.
Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram
PUB: