Elaborada desde 2015, a La Liste escolhe anualmente os melhores restaurantes do mundo com base nas avaliações de críticos gastronómicos e plataformas de restaurantes. Conhecida ontem, em Paris, na lista referente a 2025 constam 10 restaurantes portugueses, que também marcam presença no Guia Boa Cama Boa Mesa 2024. Pela ordem em que integram a La Liste, conheça-os um a um.

Ocean Restaurant
Ocean Restaurant VASCO CELIO/STILLS

Ocean
Garfo de Platina Boa Cama Boa Mesa
Ouvem-se ritmos de outras paragens. Vê-se uma figura tribal no guardanapo, um centro de mesa na forma de formiga e um vaso com plantas carnívoras. Pousa o taco de mandioca recheado de enguia fumada, reinterpreta-se o pão de queijo, a feijoada num estonteante diálogo entre o feijão, texturas de lavagante e enchidos e nem o típico pote fica de fora. Bem-vindos ao “Memórias do Brasil”, um menu de degustação de 12 momentos resultado de nova viagem do chef Hans Neuner. Ainda mais detalhista do que a anterior, revisita receitas locais como a “Moqueca” e erguem-se pontes com o Algarve através de produtos como o milho ou o mel. No menu utiliza mel fermentado para marinar os bivalves de “Tesouros do Algarve”. No momento da “Maminha”, sublimado pela carne Kobe, participam um falso carvão de mandioca cozinhada em caldo de carne e pincelada com tinta de choco, puré de beringela fumado e farinha de mandioca tostada. Durante o “Passeio noturno em Copacabana”, escolha os melhores sucolés e balas para adocicar o serão.
Vila Vita Parc, Rua de Anneliese Pohl, Alporchinhos Tel. 282310200

Vila Joya
Vila Joya Expresso

Vila Joya
Garfo de Platina Boa Cama Boa Mesa
O interesse do início da experiência, diante da toalha branca e arte sobre a mesa, das árvores e do mar, manteve-se até ao final. Cada prato é um assalto sensorial à medida do “Signature Menu”. A mestria com que o chef Dieter Koschina e equipa alimentam a atenção escapa aos livros. Antes da entrada, já o palato se rendia a texturas, temperaturas e sabores de distinta génese e intensidade: “Palitos de chouriço em tempura”, “Cornetos com tártaro de vitela”, “Sopa de castanha e trufa”, “Ostra com pepino, creme de limão e salicórnia” e um “Carabineiro escondido em espuma holandaise, com maracujá e lâminas de toranja”. O lavagante surgiu com o calor da espuma de caril tailandês e a frescura das almôndegas e sopa de melão. Face à harmonização vínica do sommelier Arnaud Vallet e sensibilidade da equipa, que respeita até os instantes de olhos fechados, repondo os talheres silenciosamente, tudo se alinha. No cherne evidencia-se a delicadeza da proteína e o pregado o pato Burgaud mostram que os molhos são um dos fundamentos desta cozinha de excelência. A “Pera com gelado de champanhe” é o prazer derradeiro.
Vila Joya, Estrada da Galé, Albufeira Tel. 289591795

Sala do Belcanto
Sala do Belcanto Grupo José Avillez

Belcanto
Garfo de Platina Boa Cama Boa Mesa
Questionar a razão pela qual José Avillez escala o topo da gastronomia mundial encontra resposta perentória neste refúgio lisboeta. A cada momento da degustação, renova-se a fé no quão longe pode chegar a cozinha lusa. Com rigor, memória e emoção, à carta mas preferencialmente através do “Menu dos Clássicos” ou “Paisagens”, o mar está sempre presente. Revisita-se a Ericeira natal, no “Crocante de algas com percebes”, no atrativo “Carabineiro à pé descalço”, e na “Pescada grelhada e samos de coentrada”, capaz de conferir nobreza à proteína banal. Na paisagem interior de Avillez cabe ainda a floresta, realçada na subtileza da “Beterraba em diferentes texturas”, leite de pinhão e mostarda. As travessuras de infância acentuam-se à sobremesa, limpando a boca à manga depois de um desconcertante “Um dos três Porquinhos”. Até as rendas que aprumavam as mesas de outrora são convocadas para o “Arroz doce da nossa avó”, encimado por uma fina telha impressa a 3D. Vinhos incomuns e serviço apurado, embora descontraído, complementam a experiência na sala serena e cosmopolita. Uma experiência para ir e voltar.
Rua de Serpa Pinto, 10 A, Lisboa Tel. 213420607

The Yeatman
The Yeatman Expresso

The Yeatman
Garfo de Plantina Boa Cama Boa Mesa
O serviço de sala, recentemente premiado e exímio do início ao fim, já antecipa a experiência, que se eleva a cada passo. Tem início no Dick’s Bar, com vista para o Douro e para o Porto, e passa pela cozinha, onde Ricardo Costa apresenta a equipa que faz a máquina mexer. E ela trabalha com coerência e consistência, imagens de marca deste sempre surpreendente restaurante. O menu de degustação “Evolução de Aromas” é tal e qual o que o nome indica: uma jornada gastronómica com diferentes aromas, sabores e texturas que se consubstancia em pratos como o “Cozido português”, a “Zamburinha galega”, com ajo blanco, tremoço e salicórnia, e o “Lavagante azul”, com boletos, trufa e tutano. As memórias do chef, natural de Aveiro, provam-se na “Enguia”, com escabeche, romesco e curcuma, e no afamado “Leitão 2021”. Trabalha-se com peixe e marisco da nossa costa e produtos locais e sustentáveis, num frente a frente entusiasmante entre sabores tradicionais e inovação. Dois pairings vínicos despertam os sentidos, “numa viagem pelas diversas e distintas regiões vinícolas de Portugal”.
The Yeatman, Rua do Choupelo, Vila Nova de Gaia Tel. 220133100

Restaurante Feitoria
Restaurante Feitoria Expresso

Feitoria
Com a semente plantada há 15 anos, o chef André Cruz extrai o saber-fazer. Nos menus de degustação, elaborados em função dos produtos do dia e da estação, a viagem começa entre terra e mar. O desvio faz-se Atlântico adentro, com o “Cozido do mar”. Com os hortícolas a marcarem forte presença, a carne é eleita apenas para o momento que antecede as duas sobremesas. Mocktails e infusões são a alternativa à harmonização vínica.
Hotel Altis Belém, Doca do Bom Sucesso, Lisboa Tel. 210400200

Restaurante Fortaleza do Guincho
Restaurante Fortaleza do Guincho Expresso

Fortaleza do Guincho
Garfo de Ouro Boa Cama Boa Mesa
Mar e terra; classicismo e ousadia. Explica-se a frase anterior com a dualidade constante que se encontra à mesa deste premiado restaurante empoleirado nas rochas do Guincho. Depois da estética, o chef Gil Fernandes segue afina sabores e mensagens globais em diversos pratos que idealiza para os dois menus de degustação, apenas servidos ao jantar. Com respeito pelo produto e pela sazonalidade, a viagem é feita de memórias diversas e de uma aposta consciente em proteínas marinhas. Surpreendem-se os sentidos com snacks em dose dupla, da aromática ostra com erva do caril (abundante na serra de Sintra) até ao já famoso “Choco surfista”. Presta-se homenagem à agricultura com “Sopa do lavrador”, com feijão e farinheira, assessorada por uma surpreendente tempura, e depois, de forma eloquente, à faina, com “Caranguejo-real dos Açores, Achar Caseiro, Polvo”. Depois, a delicadeza do carabineiro contrasta com força do cherne com caldo de cozido à portuguesa. No final, um elogio ao alerta relativo à seca no Alentejo, com um cénico borrego Merino, cherovia e leitelho.
Fortaleza do Guincho, Estrada do Guincho Tel. 214870491

Alma
Alma Expresso

Alma
Garfo de Ouro Boa Cama Boa Mesa
Luz baixa e quente e pedra densa do chão ao teto criam uma atmosfera cénica neste antigo armazém da primeira livraria Bertrand, onde atualmente as melhores histórias desfilam à mesa. A cozinha ligeiramente à vista cria proximidade às reinterpretações da gastronomia popular com sólidos apontamentos de mundo. Escolha o louvor ao mar do menu “Costa a Costa”, elogio profundo aos peixes e mariscos nacionais, onde tanto cabem o “Carabineiro, abóbora, harissa e alho negro”, como o “Linguado - alho francês, chanterelles, caviar” e o “Cantaril assado à portuguesa”. Mergulhar nas criações de Henrique Sá Pessoa ao longo dos anos é o convite do “Alma”, revisitando pratos emblemáticos do chef que tem partido em aventuras cada vez mais longínquas, levando a sua assinatura a Londres, Países Baixos ou Miami. Envolventes as “Cenouras - Bulgur, puré de alperce, queijo de cabra”, delicioso o jogo de texturas do “Bacalhau - Coentros, brandade, couve” numa narrativa bem acompanhada por vinhos de terroir, reforçando os prazeres da portugalidade, ou por harmonização não alcoólica, entre aromas e paragens distantes.
Rua Anchieta, 15, Lisboa Tel. 213470650

Casa de Chá da Boa Nova
Casa de Chá da Boa Nova Joao Morgado - Architecture Phot

Casa de Chá da Boa Nova
Garfo de Ouro Boa Cama Boa Mesa
Tanto mar. É ele que constantemente inspira, desafia e surpreende Rui Paula, que lhe presta homenagem à carta ou no menu “Por Mares Nunca Dantes Navegados”, com seis, 12 ou 21 momentos, inspirado na poesia e nos cantos de Camões n’“Os Lusíadas”. A dinâmica é notória em jogos sobre os Descobrimentos ou processos de fermentação, como o pão de algas, cuja massa-mãe se desenvolve à frente do cliente e se confeciona numa pedra quente. As viagens para destinos longínquos provam-se no “Suquém de taralhão” e no “Caril de polvo”, mas a memória, ingrediente basilar na cozinha do chef, também se louva na “Torrada” com lardo, a abrir a degustação. Aos pratos de assinatura, como a “Ostra/atum” e a “Lula Chanel”, juntam-se novas criações, desenvolvidas com o intuito de fazer brilhar ingredientes sem mascarar sabores e texturas. Celebre-os com harmonizações idealizadas para cada ocasião. A experiência ganha outra dimensão no edifício classificado como Monumento Nacional e integrado no Roteiro Internacional de Arquitetura, assinado por Siza Vieira, de janelas abertas para a origem do que chega à mesa.
Avenida da Liberdade, 1681, Leça da Palmeira Tel. 229940066

Il Gallo D'Oro
Il Gallo D'Oro Expresso

Il Gallo D’Oro
Garfo de Ouro Boa Cama Boa Mesa
Há duas décadas que o chef Benoît Sinthon explora os produtos da ilha e se dedica ao receituário madeirense, sendo ambos o ponto de partida dos menus de degustação. Os hortícolas e as frutas colhidos na horta PortoBay são a prova da necessidade de “reforçar a sustentabilidade”. Estes permitem criar um menu de degustação vegetariano com maior consistência. Já a inclusão de boas novas produzidas na Madeira, como os queijos vegan, reflete a vontade de promover mais produtores da região à mesa deste restaurante. As técnicas francesas e a experiência acumulada ao longo dos anos são os ingredientes perfeitos para acicatar a criatividade no prato. Desde o cruzamento de sabores, que comprovam o conhecimento adquirido ao longo dos anos enquanto cozinheiro, à apresentação associada à criatividade. Além da profusão de sabores e de cores, é notória a capacidade do chef francês em brincar com a louça escolhida para cada prato, sem descurar dos clássicos, “a identidade da casa”.
The Cliff Bay, Estrada Monumental, 147, Funchal Tel. 291707700

Atiqvvm
Atiqvvm Expresso

Antiqvvm
Garfo de Prata Boa Cama Boa Mesa
No lugar “onde a história e o requinte se sentam na mesma mesa”, a Quinta da Macieirinha, datada do século XIX, antigo Solar do Vinho do Porto, Vítor Matos trabalha no sentido de promover os valores de uma “cozinha cultural, natural, evolutiva, social e artística” com a delicadeza que lhe é característica. Cercado por jardins e com um terraço debruçado sobre o Douro, o restaurante convida a dar a volta ao mundo em dois menus de degustação de oito momentos, um deles vegetariano. Destaca-se, no entanto, o “Ensaio Sensoriais”, com influências de várias latitudes, como o “Foie gras de pato” com balsâmico de Modena, avelãs e beterraba, o “Lavagante azul” com moqueca, tomilho-limão e noz fermentada, o “Salmonete algarvio” com carabineiro, couve-flor e citronela, o tão nosso “Bacalhau meia cura”, com línguas, toucinho, pil-pil e caviar, e, a fechar, o “Chocolate São Tomé”, com fava tonka, caramelo salgado, pera, cardamomo e Mascarpone. A experiência eleva-se com a jornada vínica que acompanha a refeição, numa sala confortável, decorada em tons de azul-petróleo, e marcada por detalhes clássicos e contemporâneos.
Rua de Entre-Quintas, 220, Porto Tel. 226000445

No topo da lista de mil espaços espalhados pelo mundo, todos com 99,50 pontos, contam-se os restaurantes Cheval Blanc by Peter Knogl – Grand Hôtel Les Trois Rois, em Basel, na Suíça; o Guy Savoy, em Paris, França; o LEnclume - Simon Rogan, em Grange-over-Sands, no Reino Unido; o La Vague dOr - Le Cheval Blanc, em Saint-Tropez, França; o Le Bernardin, em Nova Iorque, EUA; o Lung King Heen - 龙景轩, em Hong Kong, na China; o Matsukawa - 松川, em Minato-ku, no Japão; o Schwarzwaldstube em Baiersbronn, na Alemanha; e o SingleThread, em Healdsburg, EUA.

A Gala dos Prémios La Liste celebra compromissos como a excelência, criatividade, paixão, ética, sustentabilidade, autenticidade e empreendedorismo inovador, com os olhos postos nos melhores talentos culinários de todos os continentes.

Conheça a lista completa no site da La Liste.