Durante três dias, entre 25 e 27 de outubro, Vinhais vai celebrar a castanha, o motor económico da localidade, num evento, que se tornou uma referência nacional que celebra a importância da castanha na economia e cultura do concelho, que se destaca como um dos maiores produtores nacionais do fruto, com uma produção anual de cerca de 15 mil toneladas.
O momento alto dos festejos é o magusto, feito no “Maior Assador de Castanhas do Mundo”, inscrito no Guinness World Records, por onde vão a assar uma tonelada e meia de castanhas, oferecidas pelo município a quem visitar a Rural Castanea – Festa da Castanha de Vinhais. Paralelamente, há tasquinhas e restaurantes, bem como animação variada, se bem que o certame pretende também dar a conhecer a história e as tradições que envolvem a produção deste fruto, bem como as inovações que continuam a impulsionar o seu desenvolvimento.
Outro dos momentos altos da Rural Castanea – Festa da Castanha de Vinhais, é o já famoso “Concursos dos Comilões de Castanhas”, onde os participantes, perante um prato de 30 castanhas acabadas de assar, as vão ter de abrir e comer em apenas um minuto. Há jeropiga e água para acompanhar, estando o record, conseguido na edição anterior, nas 18 castanhas em 60 segundos. O vencedor leva para casa um saco com 5 quilos de castanhas, o segundo classificado, uma réplica do maior assador do mundo.
Outro dos momentos mais concorridos é o concurso dos “Apanhadores de Castanhas” e o Magustão da Família do Tio João, um famoso locutor da Rádio Brigantia, no qual participam, todos os anos, largas centenas de ouvintes. Para provar os produtos endógenos da região, há a iniciativa “D’Gustar TTM – Provas com Produtos das Terras de Trás-os-Montes” e o “Concurso de Doçaria com Castanha”, no Auditório do Pavilhão Agroalimentar. Os mais aventureiros podem ainda fazer o Percurso Pedestre “Rota dos Soutos”, entre soutos centenários, e aprender a técnica de inoculação de troncos para cultivo de cogumelos, na iniciativa “Produção de Cogumelos em Tronco”.
A gastronomia está em destaque com uma “Demonstração Culinária” conduzida pelo chef Bruno Cambado, do Restaurante Porta 5300, que apresentará novas interpretações de pratos com ingredientes locais e com o pasteleiro Luís Miguel, da Pastelaria Santa Clara, numa demonstração focada na doçaria, onde a castanha terá um papel de destaque. A não perder, na Rural Castanea – Festa da Castanha de Vinhais, a prova de “Perícia de Tratores” e os concertos na sexta-feira de Toy, e no sábado de Bárbara Bandeira.