O Queijo de Ovelha Amanteigado, da queijaria Quinta do Pomar - Joaquim Duarte Alves, da Soalheira, no município do Fundão, foi consagrado como “O Melhor Queijo do Mundo”, nos “World Cheese Awards” 2024, a decorrer este fim de semana em Viseu. Na grande final dos chamados “Óscares do queijo”, evento que se realiza pela primeira vez em Portugal, estavam a concurso 14 exemplares de países como Suíça, Itália, Espanha, Estados Unidos, Noruega e Brasil.
No total foram inscritos nos World Cheese Awards, 4786 queijos oriundos de 47 países. Com a eleição do Queijo de Ovelha Amanteigado, da Quinta do Pomar, na Soalheira, Portugal conquista pela primeira vez este famoso galardão. Recorde-se que em 2023, o queijo vencedor foi Nidelven Bla, produzido na Noruega.
“Imensa alegria e gratidão”
Reagindo com “imensa alegria e gratidão”, os responsáveis pela queijaria Quinta do Pomar – Joaquim Duarte Alves”, já reagiram à conquista do prémios através das redes sociais: “Este reconhecimento é fruto do trabalho árduo, dedicação e paixão de toda a nossa equipa. Um agradecimento aos nossos produtos, que sem eles não teríamos este produto de excelência , que nos fornecem ingredientes de qualidade. Um agradecimento especial também aos nossos fundadores, que transformaram um sonho em realidade e elevaram a tradição queijeira da nossa terra ao mais alto patamar. Este prémio não é apenas nosso; é de todos vocês que valorizam e apoiam o que fazemos com tanto amor”.
Queijos com mãos chilenas
Com variados prémios conquistados nos últimos anos, a nível nacional e internacional, a queijaria Quinta do Pomar foi criada em 1983, quando os fundadores Joaquim Duarte Alves e a mulher, Maria José Lucas, depois de terem emigrado para França decidem voltar às origens, a Soalheira. Em 2015 foi inaugurada a nova queijaria, com tecnologia mais moderna adaptada as normas higiénico-sanitárias exigidas nos tempos atuais, mas “conservando as mesmas características e ingredientes sem alterar o palato original”. Hoje, liderada pela segunda geração, a Quinta do Pomar tem como curiosidade de ter como principal queijeira, a chilena Sónia Marroyo, que chegou para aprender e desenvolver a arte do queijo e casou com o filho do fundador.
Além da produção de diversos queijos de mistura, ovelha e cabra, incluindo DOP Beira Baixa – Castelo Branco, e requeijão, a Quinta do Pomar (Parque Industrial da Soalheira, Lote 16, Soalheira. Tel. 938551302) também agenda visitas e workshops de queijo.