Já faz parte da tradição: fevereiro é “Mês de Migas” em Mora, no Alentejo. Este ano, além do prato estar disponível em diversas confeções nos restaurantes do concelho, o ponto alto da iniciativa está agendado para 2 de fevereiro, dia em que vão ser servidas as “maiores migas do mundo” com 17 metros de extensão. Assim, a partir das 15h00, na Praça Conselheiro Fernando de Sousa, em Mora, cada um dos 17 restaurantes participantes vai oferecer a respetiva miga, confecionada para ter um metro de extensão. Ao juntarem-se todas, a autarquia pretende bater o recorde e oferecer a todos as “maiores migas do mundo”.
Como manda a tradição, para que as migas ganhem ainda mais sabor, vão ser acompanhadas por carne de porco que será preparada, se as condições meteorológicas o permitirem, à vista de todos, em lume de chão, aceso na praça. O acesso e a prova destas migas são gratuitos e estão abertos a todos. Um grupo de cantares vai animar a refeição.
Prato icónico da gastronomia do Alentejo, tal como as açordas e outros pratos desta região, o ingrediente de base das migas é o pão alentejano. Na Carta Gastronómica do Alentejo estão referenciadas dezenas de receitas de migas, das com miolos com carne de alguidar até às fervidas com pão de milho e carne frita. No concelho de Mora, segundo a mesma publicação, destacam-se as Migas de batata e as Migas de tomate servidas com carne de porco.
Ao longo da iniciativa, os 17 restaurantes aderentes ao “Mês das Migas”, em Mora, vão apresentar diversas abordagens à receita, já que o evento pretende destacar não apenas a tradição, mas também a criatividade. Os restaurantes participantes são O Poço e Cooperativa Brotense, na freguesia de Brotas; A Palmeira, Os Arcos, Solar da Vila, O Fluviário e Taberna 17, em Cabeção; Tasquinha do Jardim, na freguesia de Malarranha; Afonso, Sabores de Mora, O Alentejano, Hélder Ganhão, BV Mora, O Espanhol, Demora, em Mora; e O Forno e Molh’ó Pão, em Pavia.