A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) iniciou esta quarta-feira, em Hong Kong, uma nova ação de promoção internacional dos vinhos portugueses, inserida num périplo que inclui ainda passagens pela Tailândia, Malásia e Singapura.

A presença na Ásia começa com a participação na feira ProWine Hong Kong, onde marcam presença sete produtores nacionais: Adega Mayor, Barcos Wines, Casa José Pedro, Casa Santos Lima, João Portugal Ramos, Luís Pato e Real Cave do Cedro. O evento decorre até 16 de maio e reúne profissionais do setor vitivinícola mundial para partilha de tendências, desafios e oportunidades de negócio.

O Secretário-Geral da CAP, Luís Mira, sublinha a relevância estratégica desta iniciativa, afirmando que «ao longo dos últimos anos, a CAP tem priorizado as iniciativas de promoção internacional no continente asiático pelas oportunidades que apresentam: são muitos milhões de consumidores, com um poder de compra crescente, que procuram experiências de consumo de qualidade». Para Luís Mira, o setor vitivinícola português «não pode estar distante destas geografias».

A ação na Ásia surge na sequência da participação da CAP na Vinexpo America, realizada a 7 e 8 de maio em Miami, Estados Unidos. Esta foi a primeira vez que a Confederação marcou presença naquele país com uma iniciativa do género. Apesar do contexto marcado pelo anúncio de novas tarifas por parte da administração norte-americana, as empresas portuguesas destacaram um balanço positivo da presença em solo americano, sinalizando o potencial de crescimento daquele mercado para as exportações do setor.

Esta estratégia de promoção internacional visa consolidar a presença dos vinhos portugueses em mercados emergentes e de elevado potencial, reforçando a notoriedade e a competitividade do setor vitivinícola nacional.