Na sequência de um parecer emitido pela Polícia de Segurança Pública (PSP), que identificou riscos de segurança em zonas específicas junto ao Estádio José Alvalade, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) anunciou um conjunto de medidas excepcionais para garantir a segurança de todos os adeptos que pretendem celebrar o último jogo do Sporting Clube de Portugal na presente temporada.

De acordo com a autarquia, a decisão surge após a PSP ter reportado à CML diversos incidentes ocorridos na semana passada, que fundamentam a avaliação de risco.

Face a esse cenário, a Câmara considerou não haver alternativa senão agir em conformidade com o parecer das autoridades e aplicar medidas preventivas, que incluem a protecção de estabelecimentos de restauração nas imediações do estádio.

“Entre o risco de insegurança e a protecção de todos, a decisão só podia ser uma”, refere uma nota da CML, apelando à compreensão dos proprietários dos estabelecimentos afectados.

O município sublinha ainda o desejo de que “adeptos e simpatizantes possam desfrutar deste momento com a família e amigos”, vivendo a festa do futebol de forma ordeira e responsável, a autarquia reforça a confiança de que a PSP terá as condições necessárias para garantir a ordem pública no local.

“Temos feito tudo para que a festa do futebol seja apenas isso: uma Festa”, acrescenta a nota, recordando o sucesso das celebrações nos últimos dois anos. As autoridades esperam que este ano não seja excepção.

O Sporting CP realiza este fim-de-semana o último jogo da temporada no Estádio José Alvalade, numa altura em que os adeptos se preparam para celebrar mais um momento marcante na história do clube.