
A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra recebeu a visita do Lead Expert e do parceiro líder do projeto europeu Plano Einstein Academy, desenvolvido no âmbito das redes de transferência do Programa URBACT IV.
Durante a visita, foi apresentado o trabalho desenvolvido pela CIM da Região de Coimbra e as dinâmicas locais relacionadas com a inclusão social, tendo os representantes europeus tido a oportunidade de visitar o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Arganil, onde observaram de perto o trabalho desenvolvido a nível local.
A CIM Região de Coimbra é parceira deste projeto europeu de transferência e inovação – liderado pela cidade de Utrecht (Países Baixos) que reúne mais quatro parceiros europeus: Varsóvia (Polónia), Zagreb (Croácia), Thessaloniki (Grécia) e Suceava (Roménia) –, que tem como objetivo principal promover estratégias inovadoras para a receção e integração de migrantes, desde o primeiro dia da sua chegada, através da criação de ambientes seguros e inclusivos.
“Esta abordagem inovadora aposta na criação de espaços partilhados entre migrantes e residentes locais, promovendo a interação social, o desenvolvimento de redes de apoio e a capacitação profissional”, refere a CIM. “A metodologia inclui a implementação de programas educativos, atividades culturais e iniciativas de voluntariado, sempre com um enfoque na participação ativa da comunidade”, acrescenta em nota.
“A coordenação deste projeto na Região de Coimbra será assegurada por Pedro Góis, diretor científico do Observatório das Migrações, e integra entidades e especialistas das áreas do emprego, educação e serviços sociais, cujas experiências e conhecimentos irão enriquecer significativamente o trabalho desenvolvido”, conclui.