
Um jovem de 16 anos ficou ferido após um autocarro de transporte de passageiros ter sido atingido por disparos de arma de fogo, no concelho de Loures, no passado domingo, 11 de maio, pelas 20h25. A Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou que o suspeito é um agente da própria força policial, ao serviço do Comando Metropolitano de Lisboa (COMETLIS).
O alerta foi dado pelo motorista do autocarro, que informou a Esquadra de Loures de que a viatura havia sido alvo de disparos. A PSP mobilizou de imediato meios de emergência médica e efetuou diligências para identificar os responsáveis. O jovem ferido foi transportado ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
Com base nas informações recolhidas, incluindo a descrição do suspeito e da viatura utilizada, a PSP acabou por identificar o autor dos disparos como sendo um dos seus agentes. Perante a gravidade da situação, a Polícia Judiciária assumiu a investigação criminal, após comunicação ao Ministério Público.
Paralelamente, a PSP instaurou um processo disciplinar interno, tendo sido apreendida cautelarmente a arma de fogo do agente. Foi ainda proposta, e imediatamente aplicada, uma medida cautelar de suspensão preventiva de funções, com o aval do Diretor Nacional da PSP.
A PSP lamentou o incidente e desejou rápidas melhoras ao jovem ferido, sublinhando que estão a ser desenvolvidas todas as diligências necessárias para apurar as circunstâncias em que o caso ocorreu, tanto a nível criminal como disciplinar.