O Seara Parque, um novo espaço verde adaptado para pessoas com deficiência, foi oficialmente inaugurado em Ponta Delgada, com a presença da Vereadora de Ação Social, Cristina Canto Tavares.

O parque, localizado no concelho de Ponta Delgada, é destinado aos utentes da Associação Seara de Trigo, que atende 70 jovens e adultos com deficiência na ilha de São Miguel.

A inauguração do parque foi especialmente marcada pelo Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual, sendo um símbolo de inclusão e acessibilidade, a vereadora Cristina Canto Tavares elogiou a Associação Seara de Trigo, destacando o impacto positivo que este espaço terá na qualidade de vida e bem-estar dos seus utentes.

“Este é um projeto que confere dignidade, estimula e promove a saúde e bem-estar das pessoas com deficiência. A Câmara Municipal de Ponta Delgada sente-se orgulhosa de poder apoiar uma iniciativa tão importante”, afirmou a autarca.

O Seara Parque foi projetado para ser um espaço inclusivo, com acessos adequados para pessoas com mobilidade reduzida, áreas de lazer e equipamentos como pedaleiras para exercício físico, um trampolim para adultos e um baloiço adaptado.

O parque conta ainda com uma pérgula, um contentor restaurado para apoio ao jardim e está prevista a implementação de soluções de terapia snoezelen, destinadas à estimulação sensorial dos utentes.

A inauguração do parque reflete o compromisso da Câmara Municipal de Ponta Delgada com a inclusão social e o apoio à população com deficiência, em 2023, a autarquia revisou diversos programas sociais para torná-los mais inclusivos, incluindo a introdução de majorações de apoio a pessoas com deficiência e suas famílias.

A Câmara também aumentou o financiamento a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), como a Seara de Trigo, com apoios a obras de conservação e projetos de desenvolvimento.

Além disso, a Câmara Municipal de Ponta Delgada é a única nos Açores a disponibilizar um Balcão da Inclusão, inaugurado em 2022, que oferece serviços de atendimento especializado e mediação para cidadãos com deficiência e as instituições que os apoiam.

A Presidente da Assembleia Geral da Associação Seara de Trigo, Hermínia Duarte Medeiros, agradeceu o apoio da Câmara Municipal, destacando a colaboração de várias entidades na concretização do projeto, como o BPI/Fundação La Caixa, a Century 21 Azor, a Fundação AGEAS, a SodiGás Açores, a Fundação Pauleta, a AcrobatikDesafios, a Espaços que Curam e a Cordeiro & Viveiros Lda.

Com o Seara Parque, Ponta Delgada dá um importante passo na promoção da inclusão e no desenvolvimento de espaços que garantem o direito de todos à participação plena na sociedade, independentemente das suas condições físicas ou mentais.