O Millésime Brut Nature 2017, produzido na Quinta d’Aguieira, em Águeda, foi distinguido como “O Melhor do Ano” na categoria de Espumantes da 12.ª edição do Concurso Vinhos de Portugal, uma iniciativa promovida pela ViniPortugal que é considerada uma das mais relevantes do setor a nível nacional.

Lançado no final de 2024 com uma edição limitada de quatro mil garrafas, este espumante é elaborado a partir das castas Chardonnay, Maria Gomes e Touriga Nacional. A Aveleda, empresa proprietária da Quinta d’Aguieira, destaca que o vinho resulta de uma “vindima meticulosa e da seleção das melhores uvas da colheita de 2017”, sublinhando a sua “complexidade aromática, frescura marcada, bolha muito fina e persistente”.

Para Diogo Campilho, diretor de enologia da Aveleda, a distinção representa um marco importante. “Receber esta distinção no Concurso Vinhos de Portugal é um motivo de grande orgulho para toda a equipa. Este reconhecimento – num evento de referência no setor – reflete a nossa dedicação à excelência e reforça o nosso compromisso em criar vinhos singulares que perduram no tempo”, afirmou.

Situada na região da Bairrada, a Quinta d’Aguieira pertence à Aveleda desde 1997. Com 21 hectares de vinha, a propriedade é descrita como um “mosaico diferenciado de micro terroirs”, de onde nascem vinhos como Arco d’Aguieira Branco e Tinto, Quinta d’Aguieira Branco e Tinto, Rarity of Time Tinto e o Espumante Reserva Quinta d’Aguieira – agora enriquecido com o galardoado Millésime Brut Nature 2017.