As Olimpíadas de Educação Financeira, inseridas no projeto “No Poupar Está o Ganho” premiaram, a nível municipal, oito turmas da CIM Cávado, pelos conhecimentos adquiridos na área da literacia financeira.

Esta competição contou com milhares de alunos de todo o país e os resultados obtidos reforçaram a importância deste projeto.

 

Os alunos foram desafiados a responder a 60 questões sobre temas de literacia financeira, passando por conteúdos sobre gestão do orçamento familiar – com especial destaque para a importância da poupança no contexto familiar e social – sistemas bancários, seguros, economia circular e ética no consumo.

Os alunos revelaram competências essenciais para uma cidadania financeira mais robusta e informada e oito turmas da região foram premiadas pelo desempenho de excelência evidenciado.

Nesta edição de 2025, estas foram as turmas da CIM Cávado premiadas:

Amares – Escola Básica de Feira Nova – 4.ºE
Amares – Escola Secundária de Amares – 10.ºC
Barcelos – Escola Básica de Pontes, Tamel – 3.º/4.ºJ
Barcelos – Escola Básica de Viatodos – 2V1
Braga – Escola Básica de Gualtar – GUA8
Braga – Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian – 2.ºA
Vila Verde – Escola Básica n.º 2 de Vila Verde – T37
Vila Verde – Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva – 4AMC

De destacar a turma 10.ºC da Escola Secundária de Amares, que conseguiu alcançar o 1.º lugar nacional no escalão do Ensino Secundário, registando assim a pontuação mais elevada entre todas as turmas do secundário que participaram a nível nacional.

As Olimpíadas de Educação Financeira são uma atividade promovida pela CIM Cávado em parceria com a Fundação Cupertino de Miranda, e insere-se no projeto RESET – Rede Estratégica para o Sucesso Educativo e Transformador do Cávado 2030, apoiado pelo NORTE 2030, no âmbito dos PIPSE – Planos Intermunicipais para a Promoção do Sucesso Educativo.

Este projeto proporciona aos alunos – para além destas competições nacionais – conteúdos, recursos multimédia, fichas de trabalho e desafios que promovem a aprendizagem de forma prática e lúdica, interativa e próxima.

De reforçar, também, que os docentes recebem, de forma contínua, apoio e formação sobre estes temas o que permite uma gestão mais eficaz da abordagem em sala de aula, sempre em concordância com as orientações curriculares.

A participação em iniciativas que ajudem os alunos a aumentar os seus conhecimentos e aprendizagens para o aumento do sucesso educativo, desenvolvendo uma literacia financeira responsável, ajuda-os não só para um futuro pessoal e profissional mais consistente, mas também a serem cidadãos mais informados e completos.

📌 Para saber mais sobre o projeto e as Olimpíadas: https://nopouparestaoganho.pt