
Hoje, 28 de abril de 2025, Portugal enfrentou um apagão de grandes proporções, afetando diversas regiões do país, incluindo o distrito de Braga. A falha elétrica teve início por volta das 11h30 e foi atribuída a um aumento abrupto da tensão na rede elétrica espanhola, impactando também outros países europeus .

No distrito de Braga, a eletricidade começou a ser restabelecida gradualmente a partir das 21h00, embora algumas áreas ainda permaneçam sem fornecimento . A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga ativou o plano de contingência e informou que, apesar de alguns constrangimentos pontuais, a atividade clínica não foi afetada .
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, reconheceu a necessidade de reforçar os mecanismos de segurança energética para evitar futuros incidentes similares . A E-Redes, responsável pela distribuição de eletricidade, informou que até às 21h30 cerca de dois milhões de clientes já tinham o serviço restabelecido, embora ainda não haja previsão para a reposição integral .
A situação está a ser monitorizada de perto pelas autoridades, e espera-se que a normalidade seja retomada nas próximas horas.
O operador de rede de distribuição de eletricidade E-Redes informou que até às 21:30 estavam ligadas parcialmente 147 subestações, alimentando cerca de dois milhões de clientes, mas não consegue prever a reposição integral.