O vinho licoroso Villa Oeiras 15 anos, produzido pela Câmara Municipal de Oeiras, conquistou o primeiro lugar na 5.ª edição do Concurso Cidades do Vinho, que decorreu entre os dias 8 e 10 de maio, na Madalena do Pico, Açores.

O evento, promovido pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), reuniu mais de 300 vinhos provenientes de diversas regiões do país, dos quais 82 foram distinguidos pelo júri com Medalhas de Ouro e Grande Ouro. O concurso decorreu em plena paisagem vinhateira classificada como Património Mundial da UNESCO.

O segundo lugar foi atribuído ao Casa Sarmento tinto Baga de 2020 e o terceiro ao Villa Oeiras 12 anos, também licoroso. Ao todo, foram atribuídas 21 Medalhas Grande Ouro e 61 Medalhas de Ouro.

A edição de 2024 do concurso destacou-se por ter decorrido fora do território continental e por envolver todas as ilhas do arquipélago dos Açores onde se produz vinho. Os cerca de 30 provadores participantes foram distribuídos pelas diferentes ilhas, onde realizaram visitas a adegas e unidades de enoturismo. A ilha do Pico contou com a parceria dos municípios de Madalena, São Roque do Pico e Lajes do Pico.

O programa incluiu visitas à paisagem da cultura da vinha da ilha do Pico, bem como a várias adegas e espaços de interpretação do território, nomeadamente a Ínsula Vinus, Adega do Vulcão, A Buraca, Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha, Adega Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico – Picowines e o Museu dos Baleeiros.

O Concurso Cidades do Vinho distingue-se por promover, de forma conjunta, o vinho e o território, reunindo municípios e produtores na valorização da produção vitivinícola local. Os vinhos premiados serão automaticamente inscritos no Concurso Enológico Internacional Città del Vino, que decorrerá em Siena, Itália, entre 29 de maio e 1 de junho. A AMPV irá integrar o júri da competição internacional, com uma comitiva de provadores portugueses.