A tradição da academia coimbrã vai dar mais cor à Rua Adelino Veiga e ao Largo do Paço do Conde, com a exposição de 540 cartolas universitárias que vão ser iluminadas à noite, refere hoje em nota a autarquia.

O projeto tem como objetivo trazer “a luz, a alegria, a cor, a vida estudantil à Baixa e, em simultâneo, decorar uma rua histórica da cidade de Coimbra de uma forma diferente, inspirando-nos em situações semelhantes, mas com aquilo que é típico e característico de Coimbra: os estudantes”, destaca o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva.

A empreitada foi consignada hoje, dia 28 de janeiro, na Casa do Bairro, e o sucesso da ação poderá ditar a sua expansão para outras ruas, com outros motivos da vida estudantil, anunciou o edil.

“Ao decorarmos a Rua Adelino Veiga, estamos a torná-la mais atrativa, mais iluminada e com isso trazer mais pessoas, turistas a ver a rua, a fotografá-la e a divulgá-la e a levar a imagem da Baixa de Coimbra mais longe”, assinala o presidente da CM de Coimbra.

Para José Manuel Silva, este é “mais um dos vários contributos que temos dado para revivificar a Baixa e dar-lhe mais atratividade”. O objetivo do projeto é trazer “a luz, a alegria, a cor, a vida estudantil à Baixa e, em simultâneo, decorar uma rua histórica da cidade de Coimbra de uma forma diferente”, salientou o autarca, revelando que a inspiração em situações semelhantes levou à adaptação “com aquilo que é típico e característico de Coimbra: os estudantes”.

Ao todo são 540 cartolas que vão colorir e iluminar, com as cores das oito faculdades da Universidade de Coimbra, a Rua Adelino Veiga e o Largo do Paço do Conde. A consignação da empreitada decorreu esta manhã, na Casa do Bairro, na presença do presidente da Câmara, dos vereadores Ana Bastos e Miguel Fonseca, do presidente da União de Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos, da gestora do Bairro, Rosa Gonçalves, de funcionários municipais e do responsável da empresa adjudicatária.

O investimento municipal neste projeto é de 70.553,60 euros (IVA incluído) e a obra vai ser executada pela empresa Bento & Bento, Lda., dispondo para isso de 120 dias.

As cartolas vão ser em polipropileno e equipadas com leds que vão permitir criar um ambiente distinto durante a noite. Uma das tradições que também estará presente nesta exposição será a introdução de uma faixa preta em algumas das cartolas, representando assim os veteranos da academia coimbrã, frisa ainda o município.

Da Praça do Comércio, vão nascer três linhas de cartolas pela Rua Adelino Veiga, sendo a do meio contínua e as laterais dinâmicas. Na chegada ao Largo do Paço do Conde, o espaço alarga, surgindo aí linhas transversais de cartolas de maior dimensão. A rua avança estreita até à Avenida Fernão de Magalhães, voltando a ter três linhas de cartolas mais pequenas. As cartolas vão ser fixadas a cerca de 3,5 metros de altura, medida estabelecida por questões de segurança e para evitar que o material seja danificado.

“O sucesso da iniciativa poderá ditar que a ação seja extensível a outras ruas, anunciou José Manuel Silva, em complemento com outras iniciativas de promoção e dinamização, com outros motivos da vida estudantil”, salienta a concluir.