
A peça de teatro “Babel”, escrita e encenada por Leonor Buescu, sobe ao palco do Centro Cultural Raiano (CCR), em Idanha-a-Nova, no próximo dia 17 de maio, às 21h30.
O espetáculo, que resulta de uma residência artística realizada no CCR em 2024, explora as falhas de comunicação que marcam os diálogos humanos, abordando as limitações da compreensão mútua e a complexidade da verbalização de pensamentos.
“Babel” é protagonizada pelas atrizes Carla Maciel e Isabel Costa, que interpretam duas figuras enigmáticas que tentam se comunicar, mas se veem constantemente a ser interrompidas por equívocos.
A peça, que se inspira no mito bíblico da Torre de Babel, levanta questões sobre a possibilidade de traduzir um pensamento em palavras e os desafios da comunicação, seja ela intelectual, emocional ou sensorial.
O espetáculo, uma coprodução entre Os Possessos, Teatro Meridional, Centro Cultural Raiano e A Moagem, vai além da representação no palco, com uma série de ações de mediação conduzidas pela companhia Os Possessos, estas ações visam aproximar o público do trabalho artístico, através de atividades em escolas, associações e espaços públicos, centradas na temática da peça.
No sábado, 16 de maio, às 15h00, será ainda realizado um ateliê de dramaturgia, orientado por Leonor Buescu, no próprio CCR, oferecendo uma oportunidade para os participantes explorarem a criação dramática de forma mais aprofundada.
A programação do evento faz parte da Rede de Teatros e Cineteatros Públicos (RTCP), com o apoio da República Portuguesa – Cultura/Direção Geral das Artes.
Os interessados podem obter mais informações e fazer reservas para o espetáculo e o ateliê no site oficial de Idanha-a-Nova: https://www.idanha.pt/agenda ou pelo telefone: 277 202 900.
“Babel” propõe uma reflexão sobre as barreiras da comunicação, convidando os espectadores a questionar se realmente existe espaço para uma compreensão genuína entre as pessoas.