O piloto Seppele Luca alcançou um notável 25.º lugar no prestigiado Africa Eco Race aos comandos de uma Kove 450 Rally Pro, superando motos mais experientes e consolidadas no mundo do todo-o-terreno. Esta performance merece uma análise detalhada desta máquina chinesa que começa a dar que falar no mundo do rally-raid.

A Kove 450 Rally Pro apresenta-se como uma moto de rally verdadeiramente competitiva, equipada com um motor monocilíndrico DOHC de 449cc, refrigerado a líquido com radiador de óleo externo. O propulsor desenvolve 54,4 cv às 9.500 rpm e um binário máximo de 42 Nm às 7.000 rpm, permitindo atingir uma velocidade máxima de 170 km/h.

A parte cicística assenta num quadro perimetral em aço, complementado por uma suspensão dianteira YU-AN de 49mm, invertida e totalmente ajustável, oferecendo 305 mm de curso. Na traseira, encontramos um amortecedor YU-AN Piggy-Back também ajustável, com igual curso de 305 mm.

Em termos de dimensões, a moto apresenta um comprimento de 2,17 metros, largura de 81 cm e altura de 1,49 metros. A distância entre eixos é de 1,49 metros, com uma altura do assento de 96 cm e uma distância ao solo de 31 cm. O peso em ordem de marcha situa-se nos 145 kg.

Uma das características mais impressionantes é a sua autonomia. Com um depósito de 30,3 litros, a Kove 450 Rally Pro consegue percorrer mais de 480 quilómetros, um aspeto crucial para provas de longa distância.

A travagem é assegurada por um disco dianteiro de 280 mm com pinça de dois pistões e um disco traseiro de 240 mm com pinça de pistão único, ambos sem ABS, privilegiando o controlo total do piloto em condições off-road.

Este desempenho no Africa Eco Race demonstra que a Kove está a trilhar um caminho promissor no segmento das motos de rally, apresentando uma alternativa séria às marcas tradicionalmente dominantes nesta categoria.