Tal como explica André Dourado, autor do livro 'Guia Prático de Medicina Natural', "as principais causas da tensão pré-menstrual são o stress, que tem influência direta na atividade hormonal, e uma alimentação pouco saudável".

De acordo com o biólogo em Longevidade e Bem-Estar, "quando ingerimos demasiado açúcar, interferimos com a produção de eicosanoides, pequenas hormonas que, entre outras funções, regulam o ciclo menstrual".

Tanto o stress como uma dieta rica em doces aumentam as necessidades diárias de magnésio, sendo que o défice deste mineral pode causar contrações musculares dolorosas.

Leia Também: Menstruação. Pare de acreditar nestes sete mitos sobre o uso de tampões

Ainda assim, as cólicas menstruais são bastante comuns e podem realmente deixar uma mulher incapacitada. André Dourado apresenta algumas soluções para alívio rápido da dor.

1 - Cataplasma de gengibre
"Com um ralador, desfaça um pedaço de gengibre e junte-o a um litro de água a ferver. Deixe arrefecer um pouco, molhe uma toalha e esprema-a para retirar o excesso de líquido. Aplique a toalha molhada sobre a região lombar bem quente mas sem queimar a pele. Cubra com uma manta para manter a temperatura e, ao fim de três minutos, retire a toalha e repita novamente o processo as vezes que forem necessárias até completar 20 minutos no total".

2 - Lavanda
Numa taça pequena, misture cinco a dez gotas de óleo essencial de lavanda em óleo de amêndoas doces, ou de coco, ou em azeite bem quentinho e massaje o baixo-ventre. Outra solução é misturar cinco gotas de óleo essencial de lavanda com cinco gotas de óleo essencial de gaultéria".

Leia Também: Será endometriose? Cinco sinais a ter em conta durante a menstruação