Quando olha para o rótulo de algum produto que compra e não vê lá escrita a palavra açúcar, acha que está perante uma escolha saudável? Cuidado que muitas vezes aparece com outros nomes. Surge camuflado e o melhor é ter atenção.

Uma publicação partilhada na página de Instagram do Serviço Nacional de Saúde alertou para isso mesmo. "O açúcar tem muitos nomes e assume muitas formas. Tenha atenção aos rótulos e saiba quanto açúcar é muito açúcar", lê-se na publicação.

Leia Também: Evitar o açúcar a todo o custo é a melhor dica a seguir? Olhe que…

"É importante reduzir o consumo de açúcar para uma vida mais saudável, principalmente na Páscoa", continua.

Entre alguns dos nomes a que deve estar atento encontra-se a glicose, glucose, sacarose, frutose, mitose, lactose, dextrose, xarope de milho, xarope de arroz, melaço, mel ou xarope de agave. Todos eles são açúcar.

Na publicação, deixam ainda o aviso para perceber quando é que a quantidade de açúcar pode ser exagerada. Por exemplo, no caso de alimentos, o ideal é que tenham entre 0 e 5 gramas por cada 100 gramas. Os valores entre 5 e 22,5 gramas já são médios e acima disso elevados.

Por outro lado, no caso das bebidas, se tiverem até 2,5 gramas de açúcar por cada 100 ml são uma boa opção. Entre 2,5 e 11,25 gramas já é preciso ter cuidado. Depois, são mesmo de evitar as bebidas que têm mais de 11,25 gramas por cada 100 ml.

Leia Também: Açúcar no chá? Troque por pimenta e veja os resultados na balança