
Se é impensável para toda a gente não lavar os lençóis, para muitos se calhar nunca passou pela cabeça lavar as almofadas que são usadas todas as noites.
"Com o tempo, cabelo, células mortas da pele, suor e baba, acumulam-se na almofada", refere o imunoalergologista Neil Kao, citado pelo Consumer Reports.
Isto leva à acumulação de ácaros que, por sua vez, pode levar a alergias.
"Não se esqueça da almofada quando chega a altura de limpar. É parte do seu sistema de sono e, mais importante, é onde encosta a sua cabeça", afirma o especialista em limpezas Rich Handel, citado pela mesma publicação.
Porém, a lavagem tem de ser adaptada ao tipo de almofada em questão, isto porque há materiais que não podem ir à máquina de lavar, por exemplo.
Plumas ou penas: a maior parte pode ir à máquina. Porém, deve usar água fria e um detergente suave. Depois, deve secar a temperatura baixa.
Espuma de memória ou látex: não lave na máquina, a não ser que a etiqueta especifique que pode. Para não estragar a sua estrutura, aspire a superfície da almofada e, em caso de uma mancha, lave só essa zona à mão e com um detergente suave. Estenda a almofada na corda de secar.
Poliéster: lave com água morna e num ciclo suave. Não exagere na quantidade de detergente.
Almofadas de trigo sarraceno: esvazie o trigo para uma taça grande e deixe ao sol para eliminar odores. Lave a parte de tecido com água fria e detergente suave.
Leia Também: Visitas inesperadas? Estes truques vão fazer a sua casa parecer limpa