A QJMotor, fabricante chinesa em ascensão no mercado motociclístico mundial, acaba de revelar a sua mais recente proposta para o segmento aventura: a SRT 800 RX. Este novo modelo posiciona-se como um forte concorrente à consagrada Yamaha Ténéré 700, apresentando especificações técnicas impressionantes e uma promessa de preço competitivo.

Peso reduzido e especificações que prometem

Com um peso em ordem de marcha de apenas 198 kg, incluindo depósito cheio de 20 litros, a SRT 800 RX apresenta-se mais leve que a sua rival japonesa, que pesa 205 kg. A estrutura assenta num quadro em aço com subquadro aparafusado, uma solução que facilita eventuais reparações após utilização em todo-o-terreno.

Motorização e desempenho

No coração da máquina encontramos um motor bicilíndrico paralelo de 799 cc, com arquitectura DOHC e 8 válvulas, capaz de desenvolver 92,5 cv às 9.000 rpm e um binário máximo de 77 Nm às 8.000 rpm. A caixa de velocidades de seis relações dispensa quickshifter, privilegiando a simplicidade mecânica.

Componentes de qualidade

A suspensão, aparentemente fornecida pela Marzocchi, inclui uma forquilha invertida na frente e um monoamortecedor traseiro. Embora o curso das suspensões ainda não tenha sido oficialmente confirmado, especula-se que ultrapasse os 200 mm. As jantes de raios apresentam dimensões de 21 polegadas à frente e 18 atrás, calçadas com pneus todo-o-terreno tubeless nas medidas 90/90-21 e 140/70-18, respectivamente.

A travagem fica a cargo de componentes Brembo, com pinças radiais de quatro êmbolos na frente, complementadas por ABS e controlo de tracção de série.

Tecnologia e equipamento

A iluminação integral em LED inclui faróis auxiliares e piscas integrados nos protectores de mãos – uma solução esteticamente interessante, mas que poderá revelar-se problemática em caso de queda. O painel de instrumentos TFT oferece conectividade para smartphone, equiparando-se aos standards actuais do segmento.

Disponibilidade e expectativas

A chegada ao mercado europeu está prevista para a primavera de 2025. Embora o preço final ainda não tenha sido anunciado, antecipa-se que seja significativamente inferior ao da Yamaha Ténéré 700, factor que poderá ser determinante para o sucesso deste modelo no competitivo mercado europeu das motos de aventura.

Source: Motorradonline.de