Na próxima semana existirão novidades vindas da Alemanha – mais concretamente da BMW, com o lançamento da nova R 1300 R. Será a 10 de abril às 18h00 (hora de Portugal Continental).

O que esperar desta moto? Ainda não há imagens «espiadas» em testes, mas em termos técnicos é certo que o motor será o mesmo da R 1300 GS – um boxer de 1.300 centímetros cúbicos com 1456 cv de potência e 149 Nm de binário e refrigerado a água. Espera-se a inclusão da nova transmissão automática ASA, estreada na R 1300 GS.

Esta é uma naked, cujo quadro deverá ser em aço tubular, combinado com um quadro traseiro em alumínio. Espera-se uma forquilha telescópica invertida tradicional, tal como nas R 1200 R e R 1250 R, e um braço oscilante Paralever com amortecedor central atrás.

Segundo o site Motorrad, já «escaparam» algumas especificações técnicas, que apontam para um depósito de combustível com 17 litros de capacidade e um peso a rondar 239 kg (depósito 90 por cento cheio e equipamento básico montado). O curso de suspensão é 140 milímetros à frente e 130 mm atrás, enquanto o ângulo da cabeça de direção é 62,5º.

A nova BMW R 1300 R deverá ser ainda mais desportiva no seu design e componentes, dispensando por exemplo um descanso central. Em termos de painel de instrumentos, é expectável encontrar um ecrã TFT, com a capacidade de ligação a smartphone. A ignição sem chave é igualmente muito provável entre o equipamento de série.