A prestigiada marca italiana MV Agusta lançou o seu modelo de supersport mais extremo até agora, apresentando ao mundo a edição limitada da F3 Competizione, baseada na já exclusiva F3 RR, vendida a partir de 25 mil euros. Este modelo focado para pista será limitado a apenas 300 unidades, todas montadas à mão na fábrica de Varese, Itália.

A base para a Competizione é a F3 RR, que foi apresentada em 2022 com melhorias como winglets discretas nas laterais, uma nova unidade de medição inercial (IMU), sistema de travagem ABS avançado, e um design de roda traseira exposta. Apesar da leveza característica do modelo base, a nova versão Competizione consegue ser ainda mais leve, com uma redução de 14 kg em relação à F3 RR. Esta perda de peso foi conseguida graças a um conjunto específico para pista, que inclui um sistema de escape em titânio completo da Akrapovič (não homologado para estrada), uma capa para a moto, uma tampa de assento em fibra de vidro e um certificado de autenticidade, além de cada unidade ser numerada para reforçar o carácter de exclusividade.

Com base na já muito competente F3 RR, a MV Agusta adicionou à Competizione uma suspensão dianteira de alta performance Öhlins NIX30 com garfos invertidos de 43 mm totalmente ajustáveis, bem como um amortecedor traseiro Öhlins TTX36. Este sistema é ajustável e inclui um regulador remoto com um amortecedor em balanço, protegidos pelo braço oscilante preto de um só lado.

Outra melhoria significativa em termos de desempenho e manobrabilidade é a introdução das rodas em fibra de carbono, que reduzem a massa não suspensa em cerca de 3 kg quando comparadas com as rodas de alumínio padrão. Essa redução de peso contribui para uma maior agilidade nas mudanças de direção em pista e reforça o apelo exótico do modelo.

Na dianteira, a Competizione está equipada com pinças de travão Brembo radiais de quatro pistões e discos de 320 mm, agora complementados por uma bateria de iões de lítio que reduz ainda mais o peso da moto em cerca de 3 kg. As pinças dianteiras estão cobertas por um guarda-lamas em carbono com pequenas entradas para arrefecimento.

O motor da F3 Competizione também foi aprimorado com uma embraiagem assistida e deslizante de nove discos, que reduz em 50% a força necessária para acionar o manípulo esquerdo, facilitando o arranque e as travagens mais bruscas. Este modelo inclui ainda um quickshifter bidirecional, que possibilita mudanças de velocidade rápidas e sem embraiagem.

A eletrónica da moto foi igualmente actualizada, com uma IMU de seis eixos a trabalhar em conjunto com uma nova unidade de controlo eletrónico. A Competizione oferece quatro modos de condução e oito níveis de controlo de tração, além de um acelerador ride-by-wire que permite um controlo mais preciso e inclui controlo de velocidade de cruzeiro como padrão. O sistema ABS pode ser desativado na roda traseira quando o modo de corrida está ativado, permitindo ao piloto uma condução mais agressiva em curva, e a opção de launch control está disponível para quem pretende levar a experiência de condução ao limite.

Esta edição especial da F3 Competizione apresenta-se como uma obra-prima para os entusiastas de motociclismo de alta performance, sendo uma fusão entre tecnologia de ponta e exclusividade artesanal.

Source: MV Agusta