A KTM anunciou recentemente que a parceria com a MV Agusta terá chegado a um final, por entender que a marca italiana ‘não se enquadra na sua estratégia de longo prazo’. Contudo, a fabricante, ainda este ano viu a maioria do seu capital ser admitido pela Pierar Mobility AG, tem mais do que motivos por nos deixar com um sorriso, pela sua enorme quantidade de modelos icónicos. Um exemplo? A MV Agusta 750S, de 1970.

MV Agusta 750S: A elegância e a performance de um ícone dos Anos 70

Em 1970, a MV Agusta apresentou ao mundo a 750S, uma das motos mais icónicas da sua história e do motociclismo em geral. Este modelo não só refletiu a excelência técnica da marca italiana como também consolidou a sua reputação como fabricante de máquinas que combinavam desempenho de competição e um design sofisticado.

A Origem da MV Agusta 750S

O lançamento da 750S foi uma evolução natural do legado da MV Agusta nas pistas de corrida, onde dominou durante décadas com modelos como a 500 Four. A 750S marcou a transição da marca para o mercado de motos de estrada de alto desempenho, permitindo aos entusiastas experimentar a tecnologia derivada da competição numa máquina legal para uso em vias públicas.

Especificações Técnicas

No coração da MV Agusta 750S estava um motor de quatro cilindros em linha, derivado diretamente das motos de corrida da marca. Este motor apresentava as seguintes características:

  • Cilindrada: 743cc
  • Potência: Cerca de 69 cv às 8.500 rpm
  • Transmissão: Caixa manual de cinco velocidades
  • Velocidade máxima: Aproximadamente 200 km/h

O motor era alimentado por quatro carburadores Dell’Orto, enquanto o sistema de escape apresentava quatro saídas cromadas, um detalhe que se tornou um elemento distintivo do modelo.

Design e Estilo

A 750S destacava-se pelo seu design, que capturava a essência da sofisticação italiana. O esquema de cores vermelho e prata tornou-se icónico, enquanto os detalhes, como o depósito de combustível em forma de lágrima e o banco em couro preto, exibiam um cuidado artesanal.

O quadro tubular em aço e as rodas raiadas completavam o visual clássico, ao mesmo tempo que garantiam estabilidade e precisão na condução. O painel de instrumentos era minimalista, com um velocímetro e um conta-rotações analógicos, reforçando o caráter purista da moto.

Condução e Performance

A MV Agusta 750S era mais do que uma peça de design; era uma moto projetada para oferecer uma experiência de condução emocionante. A combinação do motor potente com o chassis leve e ágil resultava numa moto equilibrada, ideal tanto para trajetos urbanos como para estradas sinuosas.

Apesar de ser um modelo de estrada, a 750S trazia características típicas de competição, como a travagem eficiente proporcionada por discos dianteiros e traseiros, algo raro na época. Isto tornava-a uma das motos mais avançadas tecnologicamente disponíveis no mercado nos anos 70.

Legado

Produzida em números limitados, a MV Agusta 750S tornou-se um símbolo de exclusividade e luxo. Hoje, é considerada uma das motos clássicas mais desejadas por colecionadores, com exemplares bem preservados a atingirem valores elevados em leilões internacionais.

A MV Agusta 750S de 1970 é mais do que uma moto; é uma obra de arte em duas rodas que encapsula o espírito de inovação e elegância que definem a marca MV Agusta. Um verdadeiro ícone, esta máquina continua a inspirar gerações de motociclistas e a representar o que há de melhor no motociclismo italiano.