A lista de superalimentos que os especialistas recomendam adicionar à sua dieta continua a aumentar, à medida que mais estudos comprovam os seus enormes benefícios para a saúde. Mas há um, em específico, que provavelmente já tem na sua cozinha e não sabia o quão bem podia fazer.

Falamos de abacates. Segundo a Best Life, cientistas afirmam que incorporar esta fruta na sua dieta pode ajudar a reduzir drasticamente o risco de doenças cardíacas.

Leia Também: Maduro demais? Cinco maneiras de ver se os abacates já não estão bons

Num estudo publicado no Journal of the American Heart Association, investigadores analisaram 30 anos de dados do Nurses Health Study e do Health Professional Follow-up Study.

O estudo incluiu 68.780 mulheres - entre 30 e 55 anos - e 41.700 homens - entre 40 e 75 anos - que nunca tinham sido diagnosticados com cancro ou doenças cardíacas.

Leia Também: Na luta para perder peso? Experimente esta bowl de feijão e abacate

Ao longo de mais de três décadas de acompanhamento, os investigadores utilizaram questionários e pesquisas para documentar a dieta dos participantes a cada quatro anos, incluindo a frequência com que cada um comia abacate.

No fim, concluíram que os participantes que substituíram metade de uma porção diária de margarina, manteiga, ovo, iogurte, queijo ou carnes processadas por uma quantidade equivalente de abacate tiveram uma redução de 16 a 22 por cento no risco de uma emergência cardíaca grave, em comparação com aqueles que raramente os comiam.

Os investigadores também descobriram que aqueles que comeram duas porções de abacate por semana tiveram uma redução de 16% no risco de doenças cardiovasculares, bem como uma redução de 21% nas doenças coronárias, em comparação com as pessoas que comeram menos ou nenhum.

Leia Também: Universidade de Aveiro estuda benefícios de subprodutos do abacate