![Colesterol começa a sair pelas mãos após oito meses de dieta carnívora extrema](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Um homem de 40 anos seguiu, durante oito meses, uma "dieta carnívora" extrema, composta exclusivamente por alimentos de origem animal, incluindo grandes quantidades de gordura. Durante esse período, o norte-americano consumia diariamente cerca de quatro quilos de queijo, hambúrgueres e barras inteiras de manteiga. Como consequência, o colesterol ficou tão alto que começou a "sair" pelas mãos. O caso foi descrito na revista científica JAMA Cardiology, alertando para os perigos de dietas altamente restritivas e ricas em gordura.
O paciente procurou ajuda médica um mês após o aparecimento de nódulos amarelados nas mãos, nos pés e nos cotovelos. Após vários exames, os médicos diagnosticaram xantelasma, uma condição caracterizada pelo acúmulo de colesterol na pele.
Os resultados mostraram que o seu nível total de colesterol ultrapassava 1.000 mg/dL, um valor extremamente elevado, tendo em conta que acima de 240 mg/dL já é considerado "alto".
O homem explicou aos médicos que deixou de comer pão e açúcar para seguir à risca uma dieta baseada apenas em gordura e produtos de origem animal, inspirando-se no sucesso que outros utilizadores da internet relatavam como eficaz para a perda de peso.
Segundo o próprio, no início ainda conseguiu perder peso, sentiu mais energia e uma melhoria no desempenho cognitivo. No entanto, oito meses depois começou a desenvolver os nódulos amarelados nas mãos, cotovelos e pés.
Na publicação científica, os especialistas observaram que este caso "destaca o impacto dos padrões alimentares" e a "importância do controlo da hipercolesterolemia para prevenir complicações”.
Os especialistas alertaram que dietas como esta podem ser perigosas, aumentado o risco de doenças cardíacas e AVC.