A BMW patenteou recentemente um novo sistema de escape que é verdadeiramente impressionante. O sistema é algo complexo, dependendo de uma unidade de medição inercial (IMU).

De acordo com o site CycleWorld.com, o objetivo é direcionar os gases de escape para os lados, alternando entre cada um dos lados da moto conforme as condições de condução. Essa pressão funcionaria como que um jato que traria maior estabilidade e desempenho da moto nas curvas.

Deste modo, seria possível usar os gases de escape para otimizar a gestão dos fluxos de ar e, consequentemente, ter um desempenho mais forte e eficiente da moto. Também seria possível acelerar o fluxo entre a barriga e o solo, o que criaria um efeito solo.

Nas patentes apresentadas, o escape está ligado a um tubo de transferência, que vai para uma câmara onde se localiza uma válvula rotativa controlada eletronicamente. Esta pode rodar ligeiramente para a esquerda ou para a direita, ajudando assim a redirecionar os gases de escape.

Tudo depende de uma IMU, que deteta o ângulo de inclinação da moto por forma a que os gases sejam expulsos na direção oposta. Em posição central, os gases podem sair para trás.