Ainda não se passaram duas semanas em 2025, e a Aprilia já somou um prémio. A RS 457 foi galardoada como Motociclo do Ano 2025 na Índia.

A fase final do galardão teve dez candidatas de vários segmentos – de desportivas a street naked, passando por commuters. Metade eram da gama de cilindradas de 400 a 500 centímetros cúbicos.

O júri foi constituído por editores e correspondentes de várias das principais publicações sobre motores na Índia, recaindo a escolha sobre a Aprilia RS 457 depois de uma detalhada análise de todos os aspetos de cada candidata.

A Aprilia RS 457 é uma desportiva leve e ágil, de deisgn agressivo com formas aerodinâmicas e dupla carenagem interior. Tem um motor bicilíndrico de 457 cc capaz de debitar 47,6 cv de potência e 43,5 Nm de binário, compatível com carta A2.

Ao nível de suspensões, há uma forquilha invertida à frente e um monoamortecedor atrás, ambos totalmente ajustáveis. O quadro é em alumínio, de dupla trave. A travagem é assegurada por um disco flutuante com pinça radial de quatro êmbolos ByBre à frente e disco com pinça de um pistão ByBre atrás.

A moto está equipada com três modos de condução, painel de instrumentos TFT de cinco polegadas, farol LED, mapeamentos de motor e até ABS de duas vias.