A Seleção Nacional jogou contra Inglaterra na passada sexta-feira, 21 de fevereiro, em Portimão, na jornada inaugural da Liga das Nações A feminina. Acabaram por empatar, mas na conferência de imprensa em antevisão ao duelo houve uma futebolista que chamou a atenção: Lucy Bronze.

"Tenho uma bandeira de Portugal nas minhas chuteiras. Os meus pais estão aqui a semana toda. Eles conheceram-se a dez minutos daqui [do estádio de Portimão], há 40 anos", começou por dizer. É que a defesa internacional é filha de pai português, o lisboeta Joaquim Bronze, e mãe inglesa, Diane née Tough. O irmão Jorge nasceu em Faro e o seu nome verdadeiro é Lucia e não Lucy, como é conhecida, ou seja têm nomes portugueses.

"Sempre estive em contacto com a Federação Portuguesa de Futebol, eles pediram-me para representar Portugal quando tinha 16 anos. É uma equipa pela qual costumo torcer, apesar de jogar por Inglaterra. Quero o melhor para elas nesta Liga das Nações, menos nos jogos contra nós, explicou.



Lucy, formada no Sunderland, sempre teve uma ligação especial com Portugal: "O meu primeiro equipamento de sempre foi de Portugal, eu passava férias nesta zona e joguei a maioria do meu futebol aqui, na rua. Isso influenciou-me muito e tenho tanto orgulho em ser portuguesa como inglesa", destacou, citada pelo O Jogo. Acabou por representar Everton, Liverpool, Manchester City, Lyon, Barcelona e assinou este verão pelo Chelsea.

E sabe algumas palavras na língua portuguesa, como pode ver no vídeo abaixo: