A vida da Família Real Britânica tem tanto de público como de privado e de mistério. As residências reais são repletas de passagens escondidas, rotas de fuga pouco conhecidas e “quartos do pânico” secretos para fornecer uma camada extra de segurança.
De acordo com a Hello!, a passagem mais secreta do Palácio de Buckingham é feita através de um espelho. Num dos State Rooms há um grande espelho dourado e uma cómoda com ornamentos de castiçais e jarras decorativas. Mas o espelho funciona como uma porta que leva aos aposentos privados do Rei.
Leia ainda: Camilla Parker Bowles: O pedido insólito da rainha após conhecer William em 1998
A apresentadora da ITV, Lorraine Kelly, revelou que a porta disfarçada é usada pelo rei “para entrar ou sair da sala discretamente sempre que desejar”. Mas não se fica por aí, também o Castelo de Windsor, que agora é a residência principal do monarca, tem um túnel subterrâneo secreto. Num documentário da BBC, The Queen’s Palaces , Fiona Bruce revelou a passagem secreta do castelo: “Este é um escritório escondido num canto do Castelo de Windsor.” Qual não é o espanto quando, debaixo do tapete, a apresentadora descobriu um alçapão de madeira que levava a um túnel secreto.
As teorias da conspiração têm décadas
Embora não seja de todo uma informação confirmada, acredita-se que haja uma rede de túneis secretos que ligam o Palácio de Buckingham a Whitehall e às Casas do Parlamento, dada a rede de túneis construída sob Whitehall durante a Segunda Guerra Mundial, que forneceu uma rota para cabos de comunicação seguros contra bombardeios.