Leonor prepara-se para, no início de janeiro de 2025, embarcar no navio-escola da Marinha, Juan Sebastián de Elcano, depois de um percurso muito intenso na Escola Militar de Espanha, no município de Marín. E para se despedir desta que foi a sua casa durante alguns meses, a princesa viveu um fim de semana gastronómico e festivo, no qual surpreendeu tudo e todos.
De acordo com a revista Hola!, este sábado, 7 de dezembro, a filha mais velha de Felipe VI e Letizia dirigiu-se até um furancho - estabelecimento típico da Galiza, conhecido pelo seu ambiente familiar e acolhedor, onde são vendidos excedentes de vinho caseiro elaborado pelo proprietário do local e onde também se oferecem tapas caseiras - para, na companhia de um grupo de rapazes da sua idade, vestidos com uniforme militar, usufruir de uma refeição típica.
Infanta Sofía estreia-se a solo em evento - e já se sabe a data
À publicação, Manuel, proprietário do furancho onde Leonor esteve, revelou que a princesa chegou de "surpresa". "Não esperávamos que ela viesse (...) Ficámos muito surpreendidos que uma pessoa desta categoria tenha escolhido a nossa casa”, disse.
A herdeira ao trono "teve de esperar por uma mesa livre", mas isso não foi problema. “A Leonor e os amigos foram atendidos pela minha filha, que tem a mesma idade, e ela ficou muito surpreendida com a sua naturalidade”, acrescentou.
Queijo, lombo, presunto e muito mais!
E na escolha do que comer, Leonor também surpreendeu. À semelhança de qualquer anónimo que vai a este tipo de estabelecimentos, a princesa usufruiu, segundo o dono do espaço de: uma tábua de enchidos, com o tradicional queijo tetilla, lombo e presunto, empanadas de milho e trigo recheadas com vieiras e berbigão, zorza (lombo de porco marinado com paprica, alho e orégãos), raxo (carne de porco cortado em cubos fritos até dourar), orelha à galega e um vinho caseiro Alvarinho para acompanhar.
Manuel explicou ainda que ele e a sua família queriam que Leonor desfrutasse da sua refeição com intimidade “embora houvesse mais gente no furancho, que ficasse chocada ao vê-la". "Toda a privacidade foi preservada e ela comportou-se com total normalidade, até parecia galega!”, atirou.
Da comida à dança, Leonor "foi mais uma"
Depois da comida típica, Leonor continuou a surpreender. É que a herdeira ao trono espanhol seguiu para uma festa noturna onde dançou a Dança dos Cem - com a qual os aspirantes do primeiro ano da Escola Militar se despedem antes de se alistarem no navio-escola e realizarem o próximo cruzeiro.
Segundo a publicação, a princesa “foi mais uma” no local. Estava completamente integrada com os companheiros que abraçou, com quem riu e com quem cantou músicas de Quevedo, Maluma, Karol G e Taylor Swift.
Saiba que são os próprios alunos da Escola Militar que organizam este evento em que houve petiscos, bebidas e música. A publicação refere que no local estiveram entre 1500 a 2000 pessoas.