Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, deixou-nos este sábado, dia 15 de fevereiro, após uma longa batalha contra um cancro na próstata.

No ‘V+ Fama’ desta segunda-feira, dia 17, a comentadora Cláudia Jacques, amiga do filho Alexandre Pinto da Costa, revelou: “Tinha estado ao telefone com o Alexandre e até lhe tinha perguntado se iríamos estar juntos no sábado [dia da morte de Pinto da Costa] e ele acabou por me dizer que não. Que, naquele sábado, não íamos estar juntos. Quase que parece que sentiu que alguma coisa não ia estar bem (…) Estiveram juntos, conversaram, falaram e o pai adormeceu. Adormeceu e não voltou a acordar“.

Assim, ao que tudo indica, Pinto da Costa despediu-se de todos em paz com o filho Alexandre, mas nem sempre foi assim.

Leia Mais: Mulher Cláudia Campo incluída no testamento: “Entendam-se…“
Um Natal Triste para Pinto da Costa

A relação dos dois deteriorou-se quando em 2021 o Ministério Público levantou suspeitas de que Pinto da Costa, juntamente com o seu filho Alexandre e o empresário Pedro Pinho, estavam envolvidos num esquema que desviou 40 milhões de euros dos cofres do FC Porto, através de comissões em transferências de jogadores.

Na sua biografia ‘Azul até ao fim’, o ex-presidente detalhou que esse afastamento teve impacto na quadra natalícia em 2023: “Por discrepâncias com o meu filho Alexandre, não passámos o Natal em conjunto com os restantes familiares, nem sequer nos encontrámos. TRISTE! Quando, no dia de Natal, fui almoçar à minha filha Joana, também seu irmão Alexandre não estava! Por essas ausências e pela falta dos que comigo ceavam em paz e amor, senti-me triste”.

Leia Mais: O conselho do irmão que o fez lutar pela vida: “A qualquer momento…”
Pazes feitas antes que fosse tarde demais

A reaproximação de pai e filho aconteceu nos últimos meses de vida de Jorge Nuno Pinto da Costa, principalmente quando este foi internado no hospital CUF Porto após ser operado ao fémur em novembro de 2024. Foi Cláudia Jacques que no programa ‘V+ Fama’ deu conta: “A família não é só a Cláudia e a Joana [mulher e filha de Pinto da Costa], é o Alexandre Pinto da Costa, o filho mais velho, e até a nora, Ana, com quem o Alexandre já está há muitos anos.

Eu sei, porque o Porto é pequenino e as pessoas conhecem-se, as pessoas falam, eles estão no hospital da CUF, eu conheço médicos da CUF, portanto eu sei que o Alexandre, desde há uma semana para cá, tem visitado o pai todos os dias. Eu sei e não precisa de ser eles a contarem-me, porque é o que eu te digo: o Porto é pequenino, as pessoas conhecem-se umas às outras e o hospital da CUF é o hospital onde eu vou e eles não andam escondidos, entram, saem e são vistos, sublinhou.

Na época, Cláudia Jacques fez também questão de esclarecer: “Estiveram afastados não porque haja uma má relação, é porque realmente as pessoas que rodeavam o Pinto da Costa não tinham o tipo de conduta que o Alexandre concordasse e, com a eleição, veio a provar-se que o Alexandre tinha razão, porque eles olharam mais para os interesses deles do que para os interesses do Pinto da Costa.

A mensagem do ex-presidente do FC Porto

Texto: André Sousa / Fotos: Impala