
Este sábado, 26 de abril, o Vaticano acolhe o funeral do Papa Francisco, num momento de profunda emoção e solenidade para o mundo inteiro. Entre as muitas figuras públicas esperadas, uma ausência chamou a atenção: a princesa de Gales, Kate Middleton, não acompanha o príncipe William nas cerimónias fúnebres.
Segundo a revista Hello!, a ausência de Kate segue protocolos tradicionais da família real britânica, combinados com compromissos familiares importantes. Esta decisão também reflete a prática moderna da realeza em eventos similares: em 2005, foi o atual rei Carlos III — então príncipe de Gales — quem representou a família real no funeral do Papa João Paulo II, também sem a companhia da sua esposa.
No adeus íntimo ao Papa Francisco, um português será testemunha da despedida final
É de notar que, além das tradições, esta semana, o príncipe Louis, filho mais novo de William e Kate, completou sete anos, e a princesa Charlotte celebrará o seu décimo aniversário nos próximos dias. Kate optou por permanecer no Reino Unido para apoiar os filhos nas suas rotinas escolares e extracurriculares, reforçando a sua prioridade à vida familiar neste momento.