
Em 2023, Julia Wandelt agitou as redes sociais ao admitir ao afirmar que era Madeleine McCann, a criança britânica que desapareceu em 2007, no Algarve, onde passava férias com os pais, os irmãos mais novos e vários amigos da família. Determinada a descobrir a verdade, a jovem chegou mesmo a submeter-se a um teste genealógico, que provou que era 100% polaca, com influências lituanas e russas”.
Entretanto, as mais recentes notícias dão conta que Julia Wandelt foi detida na noite desta quarta-feira, 19 de fevereiro, no Reino Unido. De acordo com o Daily Mail, as autoridades britânicas detiveram a jovem poucos minutos depois desta ter aterrado no aeroporto de Bristol. Em causa estão suspeitas de perseguição e assédio aos pais de Madeleine, Gerry e Kate McCann.
A mesma publicação dá ainda conta que uma amiga de Julia Wandelt, com cerca de 60 anos, foi também detida.
Segundo os pais “[Julia] tem distúrbios psiquiátricos”— Polaca que acredita ser Maddie MacCann garante que já fez teste de ADN
Esta detenção acontece dias depois de alegadamente a jovem ter recorrido uma conta nas redes sociais, intitulada 'Eu sou a Julia Wandelt?', onde partilhou resultados de testes de ADN, que terão sido submetidos a um "especialista mundial".
Recorde-se que em 2023, Julia Wandelt chegou a pedir desculpas aos pais de Madeleine MacCann. “Nunca tive a intenção de magoar ninguém (…)Eu realmente queria saber quem eu sou“, referiu, citada pela BBC News.