Com uma carreira que já conta com 25 anos, Fernando Rocha é um dos nomes mais sonantes do meio artístico português. A carreira de humorista começou há mais de duas décadas e, recentemente, o artista estreou na ficção e é também um dos rostos do programa Domingão.

Numa entrevista concedida ao site Fama Show, Fernando Rocha falou sobre o seu percurso profissional, a relação com o público e ainda sobre a família.

“As pessoas nem sabiam como era a minha cara”

Tenho 25 anos de carreira de humorista e quatro anos de ator. A primeira novela que fiz foi o 'Amor Amor' há quatro anos... Tenho uma série para fazer, já fiz cinema… A ficção, neste momento, é a minha grande motivação. Pareço um puto a começar uma carreira e estou muito feliz”, começou por referir.

Olhando para trás, Fernando Rocha nunca imaginou que a primeira vez em que pisou o palco do programa Levanta-te e Ri, em 2003, significasse o início de uma carreira recheada de sucessos.

“Quando fui para o 'Levanta-te e Ri', eu já tinha três CDs no mercado, dois eram de prata e ouro e outro de platina. As pessoas nem sabiam como era a minha cara, só conheciam a minha voz, e isso era incrível. Na altura, não havia nem Internet, nem YouTube, nem Facebook. Não havia nada, era só a pirataria dos CDs. Quando fui ao 'Levanta-te e Ri', pensei: ‘Vou lá fazer um programa, porque fui convidado para isso, e vou-me embora'. Só que esse programa correu tão bem e eu fiquei para sempre”, recordou.

“Só com um ensaio geral de tarde e já estava com um convite para continuar a fazer todos os programas e, até hoje, sou o único que fiz todos. Quando digo ‘o único’ , estou a falar de todos. De equipa técnica e humoristas”, completou.

Fama Show


O carinho do público e o apoio da família

Ao longo destes 25 anos de carreira, a relação com o público também não podia ser mais especial. O humorista confessa adorar quando as pessoas vêm ter consigo.

"É gratificante, eu gosto muito que as pessoas me abordem na rua. Aliás, até há uma coisa que eu não entendo, há artistas que depois dos espetáculos não gostam de dar autógrafos, não gostam de ser abordados. Isso, eu não entendo", referiu.

“Um artista de sucesso é um artista que faz a sua arte, a maioria do público gosta e vem ter connosco e diz: ‘Eu gosto do que tu fazes’. Ora, se eu trabalhei 25 anos para isso e agora as pessoas vêm ter comigo para me der esse afeto e eu digo: ‘Não me dê esse afeto que isso chateia-me’? Isso é uma coisa que não cabe na minha cabeça, mas vejo colegas a fazer isso e continuo sem perceber por que razão o fazem”, continuou.

Já no que diz respeito à família, o humorista fala num sentimento de orgulho.A vida corre bem e eles sentem orgulho no pai que têm. Quanto a isso, a família está do meu lado e sempre me apoiou e acompanha-me. Às vezes, o meu próprio filho ajuda-me a dar retoques nos textos…Ele tem um sentido de humor mais aguçado, diferente do meu. Eles sentem orgulho na carreira que o pai está a fazer”, completou.

Fama Show

A transformação que mudou a sua vida

Há cerca de dois anos, Fernando Rocha decidiu fazer uma mudança radical no seu estilo de vida, tendo perdido mais de 30 quilos. Olhando em retrospetiva, o balanço não podia ter ser mais positivo para o artista. Além da saúde, melhorou também a qualidade de vida no que diz respeito ao tempo passado ao lado dos filhos

Em primeiro lugar, sinto-me muito melhor ao nível da saúde. Antes, ao fim de meia hora de estar em pé, doíam-me os joelhos ou as costas e tinha de me sentar e descansar. Agora, corro, danço, brinco, salto, ando de bicicleta, jogo padel com o meu filho. Uma coisa da qual me orgulho é ter sido pai cedo, vou para a discoteca com o meu filho, vou beber uns copos com ele. Quando a minha mulher estava grávida, eu pensava: ‘Vou ser pai tão novo, será que vou dar conta do recado?’. Eram aqueles receios e medos, mas passou. Hoje em dia é muito fixe porque acho que somos amigos próximos, não somos só pai e filho”, notou

“Emagreci, mexeu com a minha autoestima, tudo isso foi benéfico”, reforçou ainda.

Atualmente, a nova rotina já é encarada de uma forma "muito natural”. “Já não é um esforço fazer dieta. A própria comida que eu escolho, hoje em dia, sabe-me bem como se fosse um pernil de porco. Acabei de comer uma sopa de peixe e soube-me maravilhosamente bem, não precisei de mais”, referiu.

Por fim, o humorista deixou ainda um conselho para quem pretende mudar o seu estilo de vida, mas que ainda não conseguiu dar o primeiro passo. “Não sejas teimoso a dizer: ‘Eu sou gordo, mas sou feliz’. Fi-lo durante anos e está errado. Não interessa se estás feliz, a saúde não está feliz. Tu podes estar feliz, mas o teu corpo não está”, rematou.

Fama Show