Nos últimos anos, muitas celebridades têm se manifestado sobre experiências de assédio, trazendo à tona um problema que afeta a sociedade como um todo. No contexto nacional e internacional, várias figuras públicas sentiram a necessidade de discutir e combater a cultura do silêncio em torno desta temática.
Angelina Jolie
Uma das vozes mais ativas neste contexto é a de Angelina Jolie, que revelou ter sofrido de assédio nos primeiros anos de carreira, uma realidade que afeta muitas mulheres na indústria do entretenimento. Ao jornal The Guardian contou que terá sido assediada sexualmente porHarvey Weinstein, condenando a 23 anos de prisão por assédio e abuso sexual.
"Era algo a que eu tinha de escapar. Afastei-me e avisei as pessoas a respeito dele. Lembro-me de contar ao Jonhy, o meu primeiro marido, que foi ótimo em relação a isso, para espalhar a palavra junto dos outros rapazes – não deixem as raparigas ir sozinhas com ele", disse em entrevista ao The Guardian.
Gwyneth Paltrow
Também Gwyneth Paltrow afirmou publicamente que terá sido uma das vítimas de Harvey Weinstein. A atriz declarou que o ex-produtor de cinema tentou abusar de si sexualmente, quando tinha 22 anos. De acordo com a artista, num primeiro momento, Harvey Weinstein ter-lhe-á feito uma massagem e depois terá pedido a Gwyneth Paltrow para ficar no seu quarto, mas esta terá conseguido escapar. “Eu era uma menina, estava petrificada”, disse numa entrevista ao The New York Times. “Estava muito abalada por tudo e tinha acabado de aceitar fazer dois filmes com ele", acrescentou.
Sofia Aparício
Em território nacional, as celebridades também já vieram à tona com revelações de episódios de assédio sexual tanto em contexto de trabalho, como no dia-a-dia. Numa entrevista ao jornal Expresso, Sofia Aparício recordou casos de abuso e assédio que terão começado quando ainda era uma pré-adolescente. “Por diversas vezes, no metro, à hora de ponta, alguns homens apalparam-me até ao infinito. Na altura tinha 13 anos e não sabia lidar, sentia-me suja e culpada”, afirmou.
Os episódios ter-se-ão repetido na vida adulta, no contexto laboral, quando um superior hierárquico a terá agarrado pela cintura. “Dei-lhe uma estalada”, contou.
Sofia Arruda
Sofia Arruda foi também revelou ter sido vítima de assédio sexual, tendo ficado afastava meio televisivo durante anos. Em entrevista ao programa da SIC, Alta Definição, a atriz afirmou que a situação aconteceu com um profissional da área da televisão. "Estava sentada na cadeira de maquilhagem, a pessoa chegou, agarrou-me no braço e perguntou-me se era a minha última decisão [referindo-se à não disponibilidade de Sofia para encontros não profissionais]. Eu disse que sim e ele respondeu-me:'Nunca mais vais trabalhar aqui', contou.
Na entrevista, a atriz falou ainda sobre um certo sentimento de culpa que terá tido na altura."Sei que fui vítima, mas pensava muito se tinha dado a entender alguma coisa. Mas sei que não, nunca permiti qualquer aproximação que não fosse profissional", acrescentou ainda.