Manuel Cavaco é filho de pais separados desde os seus dois anos. Na altura, o impacto que esta separação teve na sua vida foi mínimo, não só pela sua tenra idade como também devido ao papel que a restante família teve durante este processo. Contudo, com o passar dos anos, a relação com o seu progenitor foi-se tornando distante.

Leia ainda: Big Brother – Irmão de Manuel Cavaco abre o jogo sobre ‘afastamento’ do pai: “A nossa relação…”

“Nós sempre aceitámos tudo…”

Manuel Cavaco é, hoje em dia, um homossexual assumido. Na escola, o seu jeito mais delicado e cuidadoso trouxe-lhe dissabores, tanto que foi vítima de bullying e até teve de receber apoio psicológico, tal como a TV 7 Dias já tinha dado conta. Contudo, na sua família, esta nunca foi sequer uma questão.

“Nós sempre aceitámos tudo. Nós somos uma família muito liberal, permitimos muita coisa, e acho que sempre houve essa liberdade para falar. Tanto que o Manel, depois de se conseguir resolver e de passar por estes problemas todos na escola e perceber o que queria, ele nunca, pelo menos comigo, teve a conversa, nunca se assumiu diretamente”, revela Francisco. Tanto que a primeira vez que o concorrente fez menção ao facto de ter estado com alguém do sexo masculino foi há muito pouco tempo, mais precisamente no ano passado. “Simplesmente, estávamos os dois a falar no carro, cada um sobre a sua vida, e ele comenta o facto de ter estado com uma pessoa. Eu estava a conduzir.

Reparei que ele tinha usado algo que indicava o sexo e lembro-me de estar a pensar para mim ‘ok, esta foi a primeira vez em que ele, não é que se assumiu, mas conseguiu falar deste tópico’. Nós já sabíamos, ele próprio sabia que nós sabíamos, e ele agiu connosco com uma naturalidade tão grande que não foi preciso assumir-se. Simplesmente, ele confiou que nós iríamos aceitar e que era uma coisa tão natural que ele poderia falar como se fosse um tópico perfeitamente normal, e obviamente que foi. Eu continuei a falar como se fosse um tópico normal, mas lembro-me que esse momento ficou gravado, porque foi a primeira vez em que eu consegui ter uma conversa deste teor com o meu irmão”, conta este familiar, que nos diz que, até à data, Manuel não apresentou nenhum namorado à família.

Veja também: Big Brother – Lisa e Nuno arrasam concorrente: “Esta miúda é daquelas que para te trair”

Texto: Carla Ventura (carla.ventura@impala.pt) Fotos: Reprodução TVI e redes sociais