Durante um dos períodos mais dramáticos em Espanha, após a catástrofe da tempestade DANA que afetou severamente algumas regiões a sul de Espanha, sobretudo a cidade de Valência, onde se somam mais de 200 mortos e dezenas de desaparecidos, os reis de Espanha viveram este domingo, 3 de novembro, um dos momentos mais delicados da sua chefia.
Felipe VI e Letizia deslocaram-se até à zona mais afetada pelo temporal e, depois de uma visita ao posto de comando de Paiporta, os monarcas saíram à rua, mas foram recebidos sob fortes protestos.
Os dois foram insultados, chamados de "assassinos" e, inclusive, atingidos por lama e objetos, lançados por populares. A visita dos reis à região iria continuar pela tarde, mas acabou cancelada.
Felipe VI e Letizia criticados e alvo de insultos durante visita a Valência
Pelas redes sociais, continuam a surgir imagens dos momentos de grande tensão, com a revolta popular em grande destaque. Ainda assim, Felipe e Letizia não cessaram os esforços de tentarem falar com a população.
Em alguns dos vídeos e imagens que têm estado a circular pelas redes sociais, é possível ver a rainha a dar apoio a algumas das vítimas, que não contêm a emoção. Em vários momentos, Letizia também cede, e é vista em lágrimas.
Apesar dos momentos de maior tensão, com os insultos, houve também várias pessoas que agradeceram a presença dos reis no local, numa altura em que a região continua sob alertas severos, com possibilidade de novas chuvas e cheias.