Se fosse vivo, Pedro Lima teria completado 54 anos, no último domingo, 20 de abril. Uma data que o programa Júlia, da SIC, fez questão de assinalar com uma entrevista única a Anna Westerlund, viúva do ator. Numa conversa intimista com Júlia Pinheiro, a ceramista recordou o pai dos filhos e falou abertamente sobre o luto.

“O amor fica e claro que o que bate são as saudades da pessoa”, começou por referir.

Nós recordamos o Pedro e falamos dele constantemente. Eu acho que é bonito quando percebemos que a pessoa continua presente de outra forma. O Pedro não ficou permanentemente ausente”, explicou, destacando o papel dos quatro filhos em comum do casal, Ema, Max, Mia e Clara.

Por outro lado, Anna Westerlund falou num sonho que ficou por concretizar ao lado de Pedro Lima. Se calhar, os netos, não é? Sermos avós”, confessou.

“A vossa história era ficarem juntos até serem velhinhos? Custa não ter acontecido isso? Essa ideia de futuro?”, questionou, em seguida, Júlia Pinheiro.

Anna Westerlund lembra como conheceu Pedro Lima: "Veio ter comigo e disse que era meu fã"


“Claro. O que se perde naquele momento é esse futuro também. Não é só o presente, mas é a nossa ideia de futuro. Isso desaparece naquele momento. É preciso reconstruir”, notou a ceramista.

Por fim, partilhando também a opinião de Júlia Pinheiro, Anna Westerlund admitiu que sente que a morte de Pedro Lima abriu vários caminhos para se falar abertamente sobre saúde mental. “Eu gosto de pensar isso, ou seja, torna a partida menos em vão quando fica um propósito. E eu acho que a morte do Pedro trouxe essa abertura. Percebermos que a saúde mental não é um dado adquirido, não é da personalidade, não é um fracasso”, notou.

Recorde-se que Pedro Lima colocou termo à própria vida em junho de 2020, na sequência de uma depressão.

Peça ajuda!

CONTACTOS

Linha SOS voz amiga. Linha de apoio emocional e prevenção ao suicídio: 213 544 545 / 912 802 669 / 963 524 660 (diariamente das 15h30 às 00h30)

Contacte o Serviço de Saúde Mental do Hospital da sua região – Adultos, Infância e Adolescência.

A linha SNS24 (808 242424 e www.sns24.gov.pt) e o 112 também estão disponíveis.

Entre em contacto através das Linhas de Crise e da Linha de Aconselhamento Psicológico.

Para mais informações, consulte o Plano Nacional de Prevenção do Suicídio.