Incêndios descontrolados (mais de 110 ativos por todo o país) estão a deixar a população em pânico. Casas a arder, dezenas de vítimas, incluindo mortos e feridos graves, e estradas cortadas. Uma dura realidade destacada por vários famosos, incluindo Andreia Rodrigues.

Nas redes sociais, a apresentadora fez uma impressionante reflexão: "Os incêndios em Portugal são uma ferida aberta que se reacende todos os verões e todos os anos, devastando florestas, vidas e memórias. É violento e de uma enorme tristeza assistir à destruição de paisagens que sustentaram gerações, reduzidas a cinzas em poucas horas. Mas nada se compara a quem sofre as consequências desta calamidade", começou por escrever.

"O fogo não consome apenas árvores, leva consigo histórias, lares, vidas e o esforço de quem luta incansavelmente para proteger o que resta. A impotência de quem vê tudo arder é dilacerante. Até quando? Quantas vidas mais (humanas e animais)? Todos os anos vivemos um luto profundo pelas vidas que se perdem, pela terra, pela natureza e pelo futuro das pessoas e das comunidades. Mas nada se faz para que esta tragédia não se repita ano após ano, expondo a fragilidade da gestão florestal, a falta de políticas públicas eficazes e penas severas para quem incendeia as florestas", acrescentou.


Carolina Deslandes: "É preciso morrer mais gente? Perderem-se mais casas? Queimar-se mais terra?"


"Embora os fatores climáticos, como o aumento das temperaturas e a seca, desempenhem um papel importante, este ciclo de dor exige mais do que promessas vazias por parte dos Governos, precisa de ação verdadeira, para que não reste apenas o eco de uma tragédia evitável. Tentemos ajudar como podemos e crentes ou não… que possamos todos pedir por um milagre que termine com este horror!Obrigada a todos os que estão na frente a combater os fogos, a proteger e atentar salvar pessoas e animais! Setembro, 2024", rematou.


Acompanhe tudo ao minuto no site da SIC Notícias.