Esta segunda-feira, 13 de janeiro, assinalou-se, internacionalmente, o Dia Mundial da Luta Contra a Depressão, uma efeméride que o filho mais velho de Pedro Lima, João Francisco Lima, fez questão de assinalar publicamente, com uma mensagem no Instagram.

O jovem, que tem feito desta causa uma luta diária, desde a morte do ator, partilhou ainda que está, atualmente, a desempenhar um papel numa associação que já antes contou com a representação do pai.

Filho de Pedro Lima em choque: "Como é que é possível esta afirmação vir de um médico?"


"A Depressão é a principal causa de incapacidade no mundo. É, em grande parte dos casos, caracterizada por traços como tristeza profunda, apatia, sentimento de incompreensão ou culpa, solidão, incapacidade de visualização de resolução/saída e dificuldade de concentração. Apresenta também sinais físicos: oscilações de apetite, mal-estar, sono perturbado, fadiga, diminuição da libido e dor crónica", começou por explicitar, denotando, uma vez mais, a vertente pedagógica que tem assumido, nos últimos anos.

"(...) Se te identificas, ou identificas em alguém que é importante para ti, nalguns destes sintomas, não procures uma justificação. Procura tratar a tua saúde mental e voltar a sentir bem-estar. Começa em ti melhorar a saúde mental em Portugal", disse ainda.

A acompanhar este importante apelo, João Francisco Lima partilhou várias fotografias e vídeos, sendo a primeira imagem muito especial.

"Nesta fotografia, estou a falar enquanto novo Embaixador Social do Capítulo Perfeito, 13 anos depois de o meu pai ter sido o primeiro embaixador do evento, em 2012", contou. Veja abaixo: