E quando o "para sempre" acaba em um ano, um mês ou até mesmo uma semana? Alguns envolvidos em polémica, outros nem tanto, assim são alguns dos términos dos famosos após o tão esperado "sim".

O site do Fama Show recorda dez casamentos relâmpagos de caras bem conhecidas dos portugueses. Ora veja:


Sofia Ribeiro e Rúben Rua: quatro meses


Sofia Ribeiro e Rúben Rua
Sofia Ribeiro e Rúben Rua SIC/ Getty Images


Foi em setembro de 2011 que Sofia Ribeiro e Rúben Rua trocaram alianças. No entanto, aquele que em tempos foi um dos casais mais mediáticos do país separou-se quatro meses depois e anunciou o divórcio em novembro de 2012.

No ano passado, a atriz contou numa entrevista no programa 'Júlia', da SIC, que casou "profundamente apaixonada", mas "eram dois miúdos sem ferramentas para lidar um com o outro". Hoje, olho, e vejo que foi importantíssimo aquele processo, mais não seja, por num momento sério, de desespero, em que nós pensamos até em fazer disparates, que me fez ter um rasgo de lucidez e pedir ajuda. É desde aí que faço terapia”, explicou.


Rita Guerra e António Pedro Cerdeira: cinco meses


Rita Guerra e António Pedro Cerdeira
Rita Guerra e António Pedro Cerdeira SIC


Em abril de 2012, Rita Guerra e António Pedro Cerdeira anunciaram a separação, tendo sido uma"decisão mútua, pacífica e muito bem ponderada". Os dois tinham casado em segredo no dia 22 outubro (data de aniversário da cantora) de 2011, em Mafra, onde só estiveram presentes duas testemunhas: a agente Né Cordeiro, que foi madrinha, e o ator Miguel Monteiro, que foi padrinho.

Em 2022, o ator esteve no programa 'Júlia', da SIC, e foi questionado por Júlia Pinheiro sobre ser "possessivo e ciumento", como foi descrito pela ex-mulher, na altura da separação. "Se eu sou ciumento? Sou um bocadinho... Controlador não sou de todo", respondeu.


Jessica Athayde e Gonçalo Claro: um mês


Jessica Athayde e Gonçalo Claro
Jessica Athayde e Gonçalo Claro SIC/ Reprodução Instagram, DR


Bali foi o destino escolhido por Jessica Athayde e Gonçalo Claro para trocar alianças, mas o casamento em março de 2016 foi 'sol de pouca dura'. É que a separação aconteceu cerca de um mês depois. Em 2018, a atriz foi questionada nas redes sociais sobre a relação com o ex-marido: "Não mudava nada. Somos grandes amigos e foi muito especial", afirmou.

Recorde-se que Jessica encontrou novamente o amor ao lado de Diogo Amaral, com quem casou em novembro do ano passado. Os dois têm um filho em comum, o pequeno Oliver, de cinco anos.


Marisa Cruz e Pedro Moreira: um ano e três meses


Marisa Cruz
Marisa Cruz SIC


O casamento de Marisa Cruz e Pedro Moreira durou apenas 15 meses, terminando oficialmente a 12 de julho de 2016. Na altura, a separação foi muito comentada pois o ex-hoquista do FC do Porto retomou pouco tempo depois a relação com a ex-mulher, Isabel de Oliveira.

A polémica: em 2013, quando a atriz iniciou o namoro, o filho do jogador de hóquei em patins tinha apenas sete meses, de acordo com a Lux. Na altura, Marisa chegou a ser acusada de ter destruído um lar pois o hoquista só se divorciou de Isabel, com quem namorava desde 2011, em março de 2014.


Bruno de Carvalho e Joana Ornelas: um ano e dois meses


Bruno de Carvalho
Bruno de Carvalho SIC


O namoro foi assumido em dezembro de 2016 e em julho do ano seguinte, Bruno de Carvalho e Joana Ornelas trocaram alianças numa cerimónia que decorreu no Mosteiro dos Jerónimos. Porém, o casamento não vingou e, após rumores, o fim da relação foi dada como garantida.

Em 2019, o atual DJ chegou a dizer que o fim do seu casamento foi a sua "maior desilusão" e no seu livro, Sem filtro - As Histórias dos Bastidores da Minha Presidência, afirmou que a ex-mulher “casou com o presidente do Sporting e não com o homem”.

Em setembro de 2022, o antigo presidente do Sporting trocou alianças com Liliana Almeida, mas o casamento também não sobreviveu e os dois anunciaram a separação em junho do ano passado.


Inês Simões e Luís Lourenço: nove meses


Luís Lourenço e Inês Simões
Luís Lourenço e Inês Simões SIC/ Reprodução Instagram, DR


Luís Lourenço tinha 21 anos quando casou com Inês Simões, que na altura tinha 23 anos, mas nove meses depois separaram-se. Em 2023, o ator esteve à conversa com Daniel Oliveira no 'Alta Definição', da SIC, e assumiu que o casamento "foi um erro" e que "foi influência do excesso de dinheiro, da família, dos amigos".

"Não me arrependo da relação, mas perdi a oportunidade de casar daquela forma numa altura mais consolidada. Estava tudo à flor da pele. Podia ter aproveitado para uma altura posterior", explicou.


Alexandra Lencastre e Virgílio Castelo: um ano


Alexandra Lencastre e Virgílio Castelo
Alexandra Lencastre e Virgílio Castelo SIC


Cinco anos foi o tempo que durou a relação de Alexandra Lencastre e Virgílio Castelo, mas estiveram casados apenas um ano. A atriz tinha 23 anos quando trocou alianças com o ator, que tinha 35 anos, em 1988.

"Vivi uma paixão arrebatadora pelo Virgílio Castelo, coitado. Eu fazia-lhe a vida num inferno. Ele estava numa fase da vida de libertação, tinha-se divorciado, tinha uma filha pequenina, queria sair, dançar, viajar, e eu queria casar, ter filhos. Portanto, ele já não me podia ver à frente, mas eu estava tão apaixonada que não largava. E casei com ele", contou Alexandra no 'Alta Definição', da SIC, em 2022. "Separámo-nos um ano depois e ficámos grandes amigos. Hoje somos grandes amigos."


Carina Caldeira: dois meses


Carina Caldeira
Carina Caldeira SIC


Carina Caldeira é casada com Francisco Cardia há duas décadas, mas este não foi o seu primeiro casamento. Em 2020, a apresentadora fez uma revelação inédita: "Quando tinha 20 anos, casei-me, antes de conhecer o Chico", afirmou no 'O Programa da Cristina', da SIC.

"Fiz um casamento para 400 pessoas. Namorava há um ano e meio, ele pediu-me em casamento e eu toda contente, era a primeira das minhas amigas a casar. Era maluca, disse que sim. Foram os amigos todos, a minha mãe tentou demover-me… O que é que aconteceu? Passado dois meses, separei-me", recordou.

O motivo do fim do casamento? "Arranjei outro, imagina… uma vergonha. É verdade, não vou mentir! Fomos de lua de mel, entretanto regressámos e ele foi para o Brasil porque era piloto de motas e eu um dia fui sair à noite com a minha melhor amiga, vi lá um brasileiro e olha, perdi a cabeça. Tive uns sete, oito meses com essa pessoa", contou, referindo que não conseguiu esperar que o então marido regressasse do Brasil para lhe contar e terminou o casamento através de uma chamada telefónica.


Isabela Cardinali e Pedro Moreira: uma semana

Isabela Cardinali e Pedro Moreira
Isabela Cardinali e Pedro Moreira Reprodução Instagram, DR


Isabela Cardinali e Pedro Moreira apaixonaram-se num reality show e namoraram durante cinco anos. Os dois casaram a 10 de julho de 2022 e separaram-se "uma semana" depois. O divórcio só foi assinado seis meses depois do dia do matrimónio.

No ano passado, a jovem explicou o motivo no programa 'Júlia', da SIC: "Não acredito que tenha sido o casamento em si, obviamente. Acho que fomos inteligentes, na verdade. Houve um desentendimento em que nós não conseguimos os dois chegar a um consenso e os dois queríamos muito seguir as nossas áreas profissionais, que estavam a ser colocadas em causa devido à nossa relação, revelou.

"Acho que se tivesse continuado com o Pedro não tinha percebido e isso tinha-me feito muito mal ao longo dos anos", acrescentou.


Cláudia Jacques e Olivier da Silva: um ano


Cláudia Jacques
Cláudia Jacques SIC


Cláudia Jacques e Olivier da Silva Parente casaram-se numa cerimónia nas ilhas Maurícias, em 2015. O divórcio foi assinado em outubro do ano seguinte. Em 2017, a relações-públicas concedeu uma entrevista à Caras dizendo que "não reconhecia a pessoa com quem tinha casado".

"Tivemos um ano de casamento muito bom, de junho de 2015 a junho de 2016. Vivi um conto de fadas, ele foi um ótimo marido durante esse período (...) Quando em junho isto aconteceu e ele foi detido pela primeira vez, recebi-o em casa e esteve ao lado dele. Dei-lhe o benefício dúvida, não se abandona à primeira contrariedade a pessoa com quem nos casámos. Precisei do meu tempo, mas tenho a consciência tranquila", contou, referindo-se à acusação de burla emitida em França que levou à prisão preventiva e posterior prisão domiciliária do empresário, que tem dupla nacionalidade (portuguesa e francesa).

Em 2019, Olivier da Silva Parente foi condenado a oito anos e meio de prisão efetiva pela prática de dois crimes de burla qualificada e um crime de branqueamento de capitais. Já Cláudia Jacques voltou a encontrar o amor e casou pela sexta vez: trocou aliançascom Belmiro Costaem setembro de 2021.