Depois de uma bem-sucedida primeira edição, a iniciativa “RFM Sem Olhar a Quem” regressa ao Jardim do Campo Pequeno, em Lisboa, para 28 horas seguidas de entretenimento. A iniciativa, aberta ao público e gratuita, é promovida pelo Grupo Ageas Portugal, Fundação Ageas e pela RFM, com o apoio da Access Lab (um projeto focado no acesso de pessoas com deficiência e surdas à Cultura) e Câmara Municipal de Lisboa, e decorre entre as 6 horas do dia 26 de setembro e as 10 horas de 27 de setembro.
Centrado na inclusão e na promoção da acessibilidade à Cultura, o “RFM Sem Olhar a Quem” destina-se a pessoas com deficiência, neurodivergentes e Surdas, sensibilizando para a necessidade de criar mais eventos culturais que invistam e garantam a acessibilidade a todos os públicos. Como? Através de uma série de recursos, alguns disponíveis neste evento, tais como: espaços adaptados, audiodescrição, tradução em Língua Gestual Portuguesa, legendagem, plataformas para mobilidade condicionada e uma sala de pausa. Este ano, para tornar as experiências mais intensas e garantir maior conforto aos espectadores, o “RFM Sem Olhar a Quem” vai ainda disponibilizar abafadores de som. E nos concertos de Bárbara Tinoco, Diogo Piçarra e de Noble vão estar disponíveis coletes sensoriais.
Acreditando que o acesso à Cultura é um direito de todos, o Grupo Ageas Portugal tem vindo a fazer a diferença neste território, afirmando-se como uma marca capaz de proporcionar uma experiência relevante e emocional na vida das pessoas. O investimento na Cultura faz parte do ADN deste Grupo económico que tem vindo a dar palco à arte, música, dança e entretenimento, através de diversas parcerias estabelecidas ao longo dos anos, entre as quais o Coliseu Porto Ageas e o Teatro Nacional D. Maria II. Dois exemplos de como a marca tem vindo a atuar a este nível contribuindo para a literacia e acessibilidade à Cultura.
Uma missão à qual o Grupo pretende dar continuidade, proporcionando a todos a partilha de momentos especiais, reforçando a aposta num setor fundamental para a sociedade e para o país.
Anote na sua agenda:
26 de setembro
07/08 h – ÁTOA
08/09 h – Afonso Dubraz
09/10 h – Bárbara Tinoco
10/11 h – Diogo Piçarra
11/12 h – Noble
12/13 h – Carolina de Deus
13/14 h – HMB
14/15 h – Carlão
15/16 h – SYRO
16/17 h – Buba Espinho + Bandidos do Cante
17/18 h – Bluay
18/19 h – Nena
19/20 h – Marisa Liz
20/21 h – D’zrt
27 de setembro
08/09 h – D.A.M.A
09/10 h – Os Quatro e Meia
O que sabe sobre música e acessibilidade?
Apesar dos muitos avanços que os espaços culturais têm feito ao nível da acessibilidade, a verdade é que ainda há muito por fazer. O acesso à Cultura é um direito de todos e, por isso, é essencial que todos tenhamos mais atenção ao tema.
Deixamos um breve quizz para que ponha à prova os seus conhecimentos sobre a acessibilidade e a música. 👇🏻
Se quer saber mais sobre a acessibilidade na Cultura, pode responder a um questionário desenvolvido pela Fundação Ageas e a Access Lab que uniram esforços para perceber qual o conhecimento da Sociedade sobre as pessoas com deficiência e os diferentes recursos apresentados por eventos acessíveis a Pessoas com necessidades especificas. Pode responder aqui.