Na semana em que a marca BLITZ celebra 40 anos de existência, o convidado do podcast Posto Emissor é Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo Impresa, proprietária da BLITZ. O responsável máximo pelo maior grupo de media em Portugal fala sobre a sua paixão pela música, lembra o primeiro espetáculo ao vivo a que assistiu e os tempos em que, nas páginas da BLITZ, escreveu sobre os concertos da sua vida.
Recuando à adolescência e aos artistas que mais contribuíram para a formação do seu gosto musical, Francisco Pedro Balsemão é perentório: “A minha tribo foi o grunge: Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains, Soundgarden, Temple of the Dog, Stone Temple Pilots… essa foi sempre a minha tribo.”
“A música tinha ali qualquer coisa de raiva, e quando estamos a crescer precisamos de extravasar aquela energia que está dentro de nós. As letras faziam todo o sentido: ou sofríamos por questões amorosas, ou porque o mundo não nos compreendia. Aquela fase dos 12 ao 15 anos marca mesmo o nosso gosto musical para o resto da vida”, afirma, na conversa que pode ouvir no cimo desta página.
A sua relação com a BLITZ, título adquirido pelo pai, Francisco Pinto Balsemão, no início dos anos 90 (ainda em formato jornal), primeiro como leitor e depois como colunista (assinou durante vários anos uma rubrica mensal na revista sobre os concertos que mais o marcaram), foi também tema de conversa. Discutiu-se ainda o presente e o futuro da mais importante marca de informação sobre música em Portugal, que passará, no plano imediato, por uma revista especial de 132 páginas que chega às bancas a 29 de novembro (onde, com a ajuda de um júri composto por centenas de personalidades, se divulgará a eleição dos 40 melhores álbuns da música portuguesa dos últimos 40 anos) e uma grande festa da música portuguesa na Meo Arena, em Lisboa, a 12 de dezembro, com atuações de Xutos & Pontapés, Gisela João, Capitão Fausto e MARO.