Chris Brown foi detido, esta quinta-feira, num hotel em Manchester, adianta o diário britânico The Mirror. Em causa estará uma agressão que ocorreu há dois anos numa discoteca em Londres.

O cantor norte-americano terá sido levado pela polícia britânica do hotel de cinco estrelas em que se encontrava hospedado, na cidade de Manchester. Chris Brown é suspeito de ter causado “lesões corporais graves” ao produtor musical Abe Diaw, ao agredi-lo com uma garrafa numa discoteca londrina, em fevereiro de 2023.

“Um homem de 36 anos foi detido num hotel em Manchester, pouco depois das 2h00 desta quinta—feira, 15 de maio, sob a suspeita de ter causado lesões corporais graves”, afirmou um porta-voz da polícia, citado pelo The Mirror.

“A detenção está relacionada com um incidente na Hanover Square a 19 de fevereiro de 2023”, acrescentou, frisando que está em curso uma investigação.

Esta não é a primeira vez que o cantor tem problemas com a Justiça, por atos de violência. Recorde-se que, em 2009, Chris Brown fez manchetes em todo o mundo pelas agressões à então namorada, a também cantora Rihanna. Na altura, declarou-se culpado e foi condenado a fazer trabalho comunitário. Desde então, foi envolvido numa série de outros casos relacionados com altercações e agressões, algumas delas sexuais.

O que aconteceu na discoteca em Londres?

De acordo com a alegada vítima, Chris Brown atacou-o, quando se encontravam na badalada discoteca Tape, em Londres.

Abe Diaw afirma que o cantor norte-americano lhe partiu uma garrafa na cabeça e que depois o esmurrou e pontapeou, enquanto a vítima já estava no chão.

Diaw foi transportado para o hospital. Mesmo depois de ter alta, ficou a precisar de muletas para andar.

A alegada vítima apresentou, por isso, um pedido de indemnização ao cantor, no valor de 16 milhões de dólares (mais de 14 milhões de euros), pelos danos e prejuízos sofridos na sequência do alegado ataque.

Tour em risco?

Chris Brown encontra-se numa digressão mundial – que deveria passar pelo Reino Unido, no próximo mês, com múltiplos concertos em Manchester, onde foi detido, mas também em Londres e em várias outras cidades britânicas.

A tour – que terá como próxima data um concerto em Amesterdão, no dia 8 de junho – tem também passagem por Portugal, com um espetáculo no festival Afro Nation, em Portimão, a 9 de julho.