Foram esta quinta-feira anunciados os nomeados aos Óscares. Na lista está o filme "Ainda estou aqui", que além de estar indicado nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, ainda pode dar a oportunidade a Fernanda Torres de ser a primeira brasileira a conquistar o prémio de melhor atriz.

O filme baseia-se no livro homónimo, de memórias, do escritor Marcelo Rubens Paiva, filho do político brasileiro Rubens Paiva e de Eunice Paiva, relatando não só a repressão e os atos de tortura sofridos pelo pai - cujo corpo nunca foi encontrado - , como também a capacidade de superação e resistência da mãe até ao final da vida.

Pela internet já começaram a chegar as primeiras reações:

Fernanda Torres, Fernanda Montenegro e Selton Mello

Os protagonistas do filme, que recorda crimes da ditadura militar, saudaram as nomeações, não deixaram de recordar o papel fundamental de Eunice Paiva, figura central da obra.

Selton Mello garante que o filme surgiu no momento em que o Brasil e o mundo mais precisavam dele, e Fernanda Torres não hesita em deixar um "viva" a Eunice Paiva, "essa mulher extraordinária" que não cedeu perante a violência da ditadura.

Fernanda Montenegro, que interpreta a mesma personagem que a filha numa idade mais avançada, publicou uma mensagem no Instagram na qual diz que as nomeações representam "um ganho cultural para o Brasil". "Meu coração de mãe está em estado de graça".

Lula da Silva

Nas redes sociais, também o presidente do Brasil comemorou a nomeação. Numa mensagem publicada na rede social X, felicitou as pessoas envolvidas na produção do primeiro filme realizado e dirigido por um brasileiro a ser indicado na categoria de Melhor Filme pela Academia de Cinema dos Estados Unidos."A turma de 'Ainda Estou Aqui' já pode pedir música".

Fernanda, o novo 'membro' da Turma da Mónica

Também a página do instagram da "Turma da Mónica" não deixou de fazer uma pequena celebração para comemorar a nomeação da atriz. "Nos corações dos brasileiros, Fernanda Torres já é o número 1! agora é a hora do mundo também reconhecer esta lenda. Vai Nanda!", escreveram

Uma onde de comentários elogiosos

Na publicação da cerimónia, onde estão enumerados os vários filmes nomeados, os comentários são, em grande parte, de apoio à atriz e à obra brasileira. "Viva", Vamos com tudo" e "Fernanda Torres, o Brasil vibra e se emociona", são alguns dos que se podem ler.

Cerimónia realiza-se a 2 de março

Com "Ainda Estou Aqui", que foi o filme mais visto no fim de semana de estreia em Portugal, com 52.823 espetadores, Fernanda Torres conquistou o Globo de Ouro de Melhor Atriz em filme dramático.

A 97.ª edição dos Óscares está marcada para 02 de março de 2025, em Los Angeles, Califórnia, com apresentação de Conan O'Brien.

Com Lusa