
Uma gravação com a famosa audição dos Beatles para a editora Decca, em 1962, foi descoberta numa loja de discos em Vancouver, no Canadá.
O dono da loja Neptoon Records, Rob Frith, publicou no Instagram um trecho áudio de uma fita que estava rotulada como sendo uma maqueta dos Beatles, gravada nos anos 60. Segundo a “Billboard”, Frith, que pensava estar perante uma gravação pirata do grupo britânico, veio a descobrir que era o registo da audição que os “Fab Four” fizeram para a Decca - que acabou por não assinar contrato com o grupo.
A gravação, que inclui 15 canções, data de 1 de janeiro de 1962, altura em que os Beatles ainda contavam com o seu baterista original, Pete Best. A banda acabaria por assinar contrato com a Parlophone, estreando-se com ‘Please Please Me’.
A fita terá sido levada para Vancouver por Jack Herschorn, antigo dono da Mushroom Records, outra loja de discos na cidade canadiana. Herschorn obteve-a por um intermédio um amigo produtor, durante uma visita a Londres, nos anos 70.
Em declarações à “CBC”, Herschorn afirmou que esse mesmo produtor lhe havia sugerido fazer cópias pirata da gravação e vendê-las no mercado norte-americano. “Não quis fazê-lo por questões morais. Estes tipos são famosos, merecem receber os royalties devidos”, disse.
Frith não tenciona vender a gravação, mas poderá devolvê-la à Decca, caso a editora deseje lançá-la de forma oficial - ou, então, entregá-la pessoalmente a Paul McCartney. A audição para a Decca inclui maioritariamente versões que os Beatles, à época, tocavam, mas também originais da dupla Lennon/McCartney como ‘Like Dreamers Do’, ‘Hello Little Girl’ e ‘Love of the Loved’, que a banda não incluiria nos seus álbuns de originais.
No Instagram, o lojista voltou a publicar um novo trecho de uma das canções, ‘Money’. Ouça aqui: